César Romão: O aço se tempera no fogo e o relacionamento também

Quando observamos um ferreiro trabalhar, notamos que ele tem um ajudante, normalmente mais forte que ele. O Ferreiro bate no aço e o ajudante também bate em seguida.

Na realidade o ferreiro quando bate no aço, apenas indica o local certo para seu ajudante bater com a marreta e a força que fez dele um ajudante de ferreiro.

O ferreiro sabe os locais onde o aço precisa ser batido para atingir a forma que ele planejou. O aço recebe o fogo e as batidas que vão moldá-lo em uma espada, por exemplo.

Imagine que o aço sofra uma trinca durante o processo de forja, com certeza no canto da oficina do ferreiro existe um lugar onde ele joga o aço das espadas que trincou durante a forja, e ali ficam os aços trincados que talvez mais tarde venham a ser transformados em algo que exija muito menos de sua capacidade de suportar um processo que o torne mais forte através do sistema de tempera.

Enquanto se tempera e se molda o aço pode-se ouvir o som das batidas, o tinir do metal e sentir-se o calor escaldante. Mas se o aço resistir a tudo isto, vai se tornar uma espada de primeira grandeza.

Mas se não resistir, vai ser jogado naquele canto onde outros pedaços de aços não suportaram tornarem ainda melhores. Aquele lugar onde jamais vão conseguir ser mais que um metal comum.

Quando um ferreiro escolhe o aço para temperar, ele não tem como saber se a alma daquele metal vai realmente resistir a sua investida de torná-lo ainda melhor, ele não tem como saber de ele vai trincar ou não, ele apenas adquiriu esta informação no decorrer do processo.

Veja Também  Fábio Muniz: A Espiritualidade de Jesus dentro do contexto cultural Galileo-Judaico da Palestina do Primeiro Século

Num relacionamento também é assim, escolhemos alguém, ou alguém nos escolhe, fazemos planos e mais planos, mas não temos assim como o ferreiro, como ver a alma daquela pessoa, para saber se ela vai suportar os golpes que uma vivência a dois vai ter de suportar, até se tornar um relacionamento verdadeiro, como a espada do ferreiro.

Estes golpes são os mais diversos, as pessoas às vezes precisam suportar mentiras de terceiros sobre suas pessoas, acreditando mais uma na outra do quem nas calúnias dos outros.

Hoje é muito comum casais irem para o canto do mental que trincou, por acreditarem em bobagens do tipo: ah ele tem uma amante, ah ele tem uma amante.

Uma doença em um dos dois pode ser outro tipo de golpe, uma doença onde um vai precisar como nunca do outro, e o outro nada vai poder retribuir.

Um momento financeiro difícil pode ser um destes golpes, quantos sentimentos terminam quando as mordomias se vão. Basta alguma mudança no padrão de vida e a trinca já aparece.

Este aço do ferreiro que trincou ao ser temperado para se tornar uma espada, no futuro vai ter se contentar com muito pouco, pois resistiu pouco, desistiu fácil, quando deveria resistir mais.

Outros casais permitem que a trinca aconteça por motivos bobos, àquelas besteiras de eu gosto de algo aqui, ele gosta de algo ali; eu gosto desta cor, ela gosta daquela cor. Conheço um casal que trabalhou a vida toda para ter uma casa como sempre imaginaram. Quando estavam quase conseguiram, separaram-se durante a obra da casa, e olha que não faltava muito para terminar. Brigavam tanto por detalhe, que um trinco de porta era o suficiente para ficarem uma semana sem se falarem. Quando perguntei a minha amiga, por que se separaram agora que tudo ia tão bem, ela respondeu: a gota d’água foi ele querer escolher o azulejo de meu banheiro… Antes deste fato, pude sentir que cada tijolo daquela obra foi motivo de incompatibilidade de gênios e o somatório dos detalhes, resultou num fato desastroso.

Veja Também  Andreoli: Uma noite para comemorar a República da Itália

Não existe tempera do aço sem fogo, também não existe felicidade no relacionamento sem nenhuma adversidade. As vezes cobramos demais dos outros e de menos de nós mesmos. Achamos que cobrar dos outros é mais simples que aceitarmos nossa incapacidade de tornar-se as coisas mais simples e valorizar o que realmente tem valor num relacionamento.

Procure resistir ao golpe que a vida dá em seu relacionamento, a vida é o nosso ferreiro, fique firme para não ser uma pessoa jogada naquele canto dos aços que trincaram e perderam a possibilidade de cumprirem seu destino. O Seu destino é ser feliz.

Existem coisas muito difíceis de serem praticadas num relacionamento, mas são extremamente necessárias.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens