Sonia Pezzo: Biblioteca do Lourenzo.

Aproveitando o Dia Mundial da Alfabetização, comemorado em 8 de setembro, a coluna do Circuito ABC traz como tema a leitura infantil.

Recentemente, fui a um restaurante conhecido em São Bernardo do Campo e me encantei com uma criança de cinco anos, o esperto Lorenzo. Conheci também seus pais, Inez e Rogério, a quem agradeço por autorizar que eu contasse aqui esta história.

O gosto pela leitura veio do berço aos dois meses de vida, quando ganhou seu primeiro livro, o qual Inez lia para ele.

Ela e o marido passaram a ler para o bebê no berço, um dia ela no outro o pai, e assim a biblioteca do Lorenzo foi crescendo e o hábito da leitura crescendo com ele.

Inez disse uma frase que infelizmente vem a calhar com nossa realidade:

“Nós mães, que estimulamos a leitura estamos na contramão!”

Ela conta que ouviu muitas críticas da família e de pessoas próximas que diziam que Lorenzo precisava brincar, pois era uma criança. Inez deixou de tentar convencer as pessoas de que a leitura é um hábito saudável que deve ser estimulado desde pequeno. E decidiu então divulgar em uma rede social “Lorenzo e sua biblioteca”, uma forma de estimular a leitura.

Ines passou a postar na rede os livros que ela estava lendo para Lorenzo, dar dicas de leituras infantis às pessoas que se interessavam. Deu certo! Um grande número de pessoas começou a procurá-la.

Devido à pandemia Lorenzo não está indo à escola, está em casa como todas as outras crianças. Ele brinca, porém, gosta de construir seus brinquedos com os livros, empilha formando torres, castelos e carrinhos, é a forma que ele mais gosta de brincar. Todas as noites ele é quem chama a mãe ou o pai para dar continuidade à leitura.

Veja Também  Marina Aidar: Direitos que o consumidor tem e desconhece

Lorenzo adora frequentar eventos literários, pede à mãe para conhecer livrarias, é questionador, ágil, comunicativo, muito inteligente e perspicaz.

Com apenas cinco anos de idade, Lorenzo tem uma biblioteca com quase quinhentos livros em casa, isso mesmo! Quinhentos livros, todos foram adquiridos pelos pais.

Hoje, a mãe de Lorenzo está lendo para ele o quinto exemplar de uma série de quatorze livros do “Diário de um Banana” do gênero ficção científica e escrito pelo cartunista norte-americano Jeff Kinney.

O exemplo de Inez e Rogério deveria ser seguido pela maioria dos pais. As crianças podem e aprendem muito nas páginas de um livro. A leitura melhora a dicção, ajuda a criança aprender a falar corretamente e adquirir o hábito da leitura.

Contato: Inez Bonfim, mãe do Lorenzo

E-mail  lorenzoesuabiblioteca@gmail.com

Telefone: 011 98545-6089.

Você também pode acessar o IG no instagram: @lorenzoesuabiblioteca.

Sonia Pezzo.

 

Imagem Inez Bonfim

 

Loading

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens