Sônia Pezzo: “Cidade do automóvel”

A Coluna do Circuito ABC desta semana vai contar um pouco da história de São Bernardo do Campo e a indústria automobilística. Porque o município ficou conhecido como “Cidade do automóvel”.

O verdadeiro nascimento da indústria automotiva no Brasil teve início em 1951 quando o então presidente Getúlio Vargas encomendou um estudo sobre a viabilidade de implantar uma indústria automobilística no Brasil, com a produção de itens nacionais em sua totalidade, pois até então, só havia a montagem dos mesmos com todas suas peças importadas. Assim, em abril de 1953 a primeira multinacional alemã chegou ao país se instalando no bairro do Ipiranga em São Paulo e no final de 1957, já no município de São Bernardo do Campo, saiu o primeiro veículo de sua linha de produção com 50% de itens nacionais.

Em 1956, Juscelino Kubitschek, novo presidente eleito, deu novo rumo à implantação da indústria automobilística no Brasil criando o GEIA – Grupo de Estudos da Indústria Automobilística. O GEIA reunia empresas fabricantes de auto veículos, caminhões, ônibus, tratores agrícolas e empresas com instalações industriais no Brasil ou em vias de iniciar a produção.

O Grupo destinava-se a viabilizar as iniciativas de produção de automóveis nacionais e definiu novas diretrizes para a chegada da indústria automobilística, oferecendo incentivos fiscais vinculados a metas de nacionalização. Nessa época várias multinacionais se instalaram no ABC, especialmente, em São Bernardo do Campo.

No fim dos anos 60 e início dos 70, a indústria automobilística foi mola propulsora ao desenvolvimento econômico do ABC, não só pela produção de automóveis, mas também pelo setor de autopeças.

Berço do desenvolvimento da indústria automobilística no Brasil em meados da década de 1950, o ABC paulista chegou a ser batizado de “Detroit brasileira”, em referência àquele que já foi o maior centro de produção de automóveis dos Estados Unidos. Neste período, São Bernardo do Campo atraiu com seu parque industrial, pessoas de todo o Brasil e do exterior para trabalhar na indústria automobilística, o que proporcionou a cidade o nome de “capital do automóvel”.

Curiosidades:

O primeiro automóvel a chegar ao Brasil foi um modelo francês, importado pelo jovem Alberto Santos Dumont, com 18 anos na época, chegando ao porto da cidade de Santos em 1891.

O primeiro carro emplacado no Brasil foi o automóvel do conde Francisco Matarazzo em 1903.

Sônia Pezzo

Imagem enviada pela colunista.

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