Aproveitando o clima da Páscoa que vivemos no domingo, a coluna do Circuito ABC de hoje trará a vocês um assunto que todo mundo gosta. Chocolate!
O Festival do Chocolate da Estância Turística de Ribeirão Pires, foi um projeto realizado pela Prefeitura da cidade de Ribeirão Pires em 2005, com intuito de divulgar o potencial turístico combinado com as características naturais propícias da cidade nas noites de inverno.
Desde o primeiro evento, a festa atraiu olhares de vários lugares e atingiu marcas maiores que as esperadas; o que levou o evento a fazer parte em 2010, do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo.
O Festival do Chocolate é realizado todos os anos no período de inverno, junto ao o concurso da escolha da princesa do chocolate.
O clima é convidativo para os apreciadores de chocolate quente, choco nhaque, sopas no pão, fondues, entre outras delícias que os comerciantes da festa inovam a cada edição. Algumas delas dão água na boca; como os palitos de frutas cobertas com chocolate, nhoque feito com chocolate, pipocas com cobertura de chocolate, petit gâteau, bombons, trufas, mousses, estrogonofe de chocolate, salame de chocolate e cupcakes.
Por ser um evento com ambiente familiar, a organização do Festival do Chocolate não comercializa bebidas alcoólicas.
Possui facilidade de acesso para pessoas com deficiência, idosos e gestantes, oferecendo rampas de acesso, banheiros adaptados e área reservada. Há também pessoas que atendem deficientes auditivos com a interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais) além dos cardápios em braile em todos os chalés de alimentação e artesanato.
O Festival é realizado no Complexo Ayrton Senna e o visitante encontra em um só espaço, grande variedade gastronômica e cultural, com apresentações de shows de artistas, bandas, cantores famosos e regionais; um programa de inverno recheado de muitas opções e atrações.
O ingresso geralmente é obtido com a troca de um quilo de alimento não perecível na entrada do evento. As doações ajudam causas sociais da cidade e é necessário o ingresso para pessoas com idade acima de dois anos.
Maiores informações sobre ingressos e locais para troca dos mesmos podem ser obtidas pelo site da Prefeitura – www.ribeiraopires.sp.gov.br
Devido ao isolamento social, o festival que acontece em meados de julho/ agosto, ainda está em aberto e as informações sobre o evento podem estar desatualizadas, sendo necessário esclarecimento e detalhes diretamente com os organizadores.
Sônia Pezzo