Márcia Sakumuto: Perigos no verão do Japão

O verão é sempre ansiosamente aguardado, pois proporciona momentos deliciosos de lazer. Por aqui as estações do ano são bastante definidas, cada uma com sua característica marcante. Sendo assim, nosso verão intenso, úmido e muito abafado, nos faz automaticamente pensar em lazer a beira d’água, praias e rios costumam ser locais bastante procurados por serem gratuitos e divertidos, mas existem perigos no verão do Japão que podem acabar com sua diversão.

Hoje vou falar das altas temperaturas, normalmente causam insolação e hipertermia (熱中症Nechuucho) em níveis gravíssimos, trata-se de um colapso na capacidade do corpo em regular calor interno, se tratando de uma emergência médica com consequências graves, podendo levar a óbito, é algo bastante comum no Japão entre junho e setembro, pessoas que ao passear durante o verão acabam por ter que interromper as férias. Pode ocorrer durante o seu passeio ou às vezes não percebemos que estamos tão expostos, após aquele refrescante banho que nos surpreendermos com o rosto e o corpo intensamente vermelho, calafrios, náuseas, alta temperatura, tonturas, até convulsões e dificuldade em andar são alguns dos sintomas desse perigo mais preocupante em crianças e idosos.

Quando suamos precisamos nos reidratar, pois o suor não contém somente água, nesse processo perdemos também potássio, sódio, proteínas e outros sais minerais importantes para nossa hidratação e funcionamento geral do nosso corpo nesse nível de temperatura. Repor esses nutrientes com algumas bebidas isotônicas é o recomendado, facilmente encontradas em máquinas de vendas de bebidas, supermercados, farmácias e konbinis (lojas de conveniência) por todo o Japão. Protetores solares fator 50+ precisa ser reaplicado de duas em duas horas e ficar sempre embaixo de tendas, guarda-sol e lugares cobertos e arejados principalmente nos horários de mais intensidade solar entre 10:00 às 16:00h. Jamais devemos subestimar esses cuidados, pois no verão o dia nasce por volta das 4:00 da manhã com temperaturas de 29 graus podendo chegar à variação de 37 a 42 graus no decorrer do dia, mas a sensação térmica pode ser sufocante, por isso todo cuidado realmente é pouco.

Acabamos de iniciar essa semana com o feriado de Obon com sete dias de folga, tem um artigo aqui na coluna, aproveita e acessa o link que vou deixar no final desse artigo para você saber mais. Essa data é quando aproveitamos para explorar o país com os diversos lugares interessantes para conhecermos no Japão, além das diversões aquáticas que funcionam somente nessa temporada. Mas infelizmente esse ano devido o advento do novo corona vírus foi decretado novamente estado de alerta em vários estados do país, o que vai brecar a galera de sair ou não, pois por aqui estado de emergência é estado de consciência, existe uma lei na qual o governo não pode exigir que a população fique em casa, portanto vai da consciência de cada um a maneira de curtir o feriado nesse verão.

As recomendações estão sempre em campanhas de TV, rádio e internet para evitar a insolação e a hipertermia, pede que ajustemos o ar-condicionado auxiliando com um ventilador para não usar as temperaturas tão baixas evitando o choque térmico, beber bastante água, em caso de atividades físicas não esquecer do isotônico para repor líquidos e sais minerais, além do cuidado em medir a temperatura corporal todos os dias, ao sair de casa caprichar no protetor solar, chapéu ou boné protegendo a cabeça. Alimentação leve e equilibrada com frutas suculentas e verduras, roupas também mais leves e soltas, dê preferência para as 100% algodão, procure dormir em um lugar bem arejado e ventilado. Em caso de algum dos sintomas devemos procurar o médico imediatamente.

https://portaldoandreoli.com.br/marcia-sakumoto-feriado-obon-festival-e-tradicao/

Se você pretende visitar o Japão ou está no Japão nessa estação fica aqui minha dica dos cuidados para não ser pego de surpresa.

Até a próxima!

Sayonara

Imagens cedidas pela colunista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens