O tema de nossa coluna hoje estará relacionada aos riscos de exposição de nossos pets ao sol. Assim como em humanos os animais precisam da mesma para o metabolismo da vitamina D e fixação do cálcio nos ossos, porém assim como nós nossos mascotes podem sofrer graves problemas com o excesso do mesmo.
Das doenças mais comuns que podemos citar estão os carcinomas cutâneos de pinas, tumores agressivos recorrentes em cães e gatos de pelagem branca e que são muito expostos a raios solares. Estas neoplasias são agressivas e dolorosas, onde muitas vezes se faz necessária a remoção completa da orelha do animal afetado. Outro problema comum são as queimaduras solares principalmente na região do ventre de animais claros, temos os casos de intermação já comentado em uma coluna anterior (link) e a queimadura de coxins, esta muito frequente nos casos dos tutores que passeiam com seus animais nos períodos mais quentes do dia.
Alguns cuidados simples nesta época do ano onde temos dias muito quentes e uma maior incidência de raios UVA e UVB podem ser facilmente adotadas à rotina dos tutores, como o uso de protetores solares principalmente na região das orelhas e focinho, partes que não apresentam a proteção dos pelos, evitar passeios nas horas mais quentes do dia, animais que vivem em áreas externas o uso de um abrigo fresco para que os mesmos se protejam do sol e se forem passear em horários muito quentes uma alternativa viável seria o uso de sapatinhos ou outra proteção para os coxins.
Boa semana a todos e até a próxima!
Petshop Bichos da Mata
3079-4760