Regina Pitoscia: INSS cria serviço de drive-thru para entrega de documentos

Segurados que estavam na pendência de apresentar documentos para terem seus processos no INSS concluídos, contam nova opção de entrega em São Paulo. Como as agências estão fechadas, em consequência da pandemia, a Previdência Social implementou no estado de São Paulo um sistema semelhante ao “Drive thru” chamado de Exigência Expressa. Trata-se de um projeto-piloto que poderá ser estendido a todo o País.

Quando alguém solicita um benefício ou serviço do INSS, precisa apresentar uma série de documentos. Durante a análise, pelos técnicos, pode haver a necessidade de entrega de documentação adicional para a conclusão do pedido. Esses documentos podem ser anexados pela plataforma do “Meu INSS” na internet (gov.br/meuinss) ou ainda pelo aplicativo para celulares.

Mas nem todo mundo tem a habilidade de digitalizar ou fotografar tais documentos para enviá-los pela internet. “Nosso objetivo foi criar um procedimento alternativo para quem não estiver conseguindo subir os documentos pelo Meu INSS. É mais uma forma de agilizar a análise dos processos,” explica o superintendente do INSS em São Paulo, José Carlos Oliveira. “Em São Paulo, existe um número considerável de pedidos que depende da apresentação pelo segurado de documentos complementares e não podemos ficar de braços cruzados”, argumenta.

O que fazer

Para saber quais documentos adicionais estão sendo pedidos, é possível consultar o “Meu INSS”, ligar para o telefone 135 e munir-se de muita paciência para ser atendido, ou ainda entrar em contato com os plantões, que têm seus telefones e e-mails fixados nas portas das agências do INSS.

E para usar o “Exigência Expressa”, basta colocar uma cópia dessa documentação em um envelope e deixá-lo nas urnas que estão disponíveis nas unidades do INSS no Estado de São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 h. É imprescindível que as cópias estejam legíveis e sem rasuras.

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Dentro do envelope, além da cópia da documentação solicitada na exigência, deverá haver a cópia de um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Habilitação) do segurado. Também deverá estar uma declaração de próprio punho assinada pelo segurado se responsabilizando pela autenticidade e veracidade das informações prestadas.

Do lado de fora do envelope, é necessário constar os seguintes dados: nome completo do segurado; CPF; endereço completo com CEP; número do telefone com o DDD, ou telefone para recado com o nome de quem o receberá; endereço de e-mail, se tiver; data em que o envelope está sendo deixado na agência

A entrega do envelope nas agências vai ocorrer sem contato físico, por meio de uma urna disponibilizada nas unidades do INSS. Não serão prestadas quaisquer informações sobre processo ou orientações em geral. Os segurados não receberão nenhum protocolo ou recibo de entrega das cópias dos documentos.

Nas cidades em que não houver agência, além do Meu INSS, a entrega das cópias poderá ser feita por meio do envio do envelope pelos correios para a Superintendência do INSS em São Paulo – Viaduto Santa Efigênia, 266, 2º andar, Centro, São Paulo, CEP 01033-050.

É importante destacar que as cópias entregues nas agências ou enviadas pelos Correios não serão devolvidas aos segurados. Essa documentação vai ser escaneada, inserida no sistema e, por medida de segurança da informação, será destruída. Por isso, o INSS não aceitará documentos originais.

Posteriormente ao cumprimento da exigência, o segurado pode acompanhar o andamento do processo pelo aplicativo para celular ou site Meu INSS e pelo telefone 135.

Imagem: Adaptação Freepik/ INSS

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