Em busca da felicidade

Quantas vezes você esperou que algo acontecesse mas não deu certo?  Quantas vezes você se decepcionou com pessoas próximas?

Imagino que tenha lembrado de centenas de ocasiões em que ficou frustrada, com raiva e triste.

É, a vida não é fácil mesmo! Mas onde será que encontro a tal da felicidade?

O tema é tão importante que virou até curso na Harvard e tem um monte de palestrantes e professores ensinando o passo a passo.

A questão é que permanecemos à espera da perfeição, acreditamos que a vida seria melhor se acontecesse isso ou aquilo, se sua conta bancária tivesse bilhões de dólares, se você pudesse viajar pelo mundo, se fosse uma superdotada, uma mega empresária, a melhor do mundo, a mais bonita, a que vence tudo e todos.

Quanta ilusão! Se a felicidade fosse isso, todos os bilionários, prêmios Nobel e misses deveriam ser felizes, mas sabemos que isso não é verdade.

Será que estamos olhando mais para os outros do que para nós mesmos? Será que estamos nos importando demasiadamente com o que os outros estão pensando? Será que no afã de agradar a todos, estamos nos destruindo?

Nesse mundo de redes sociais, passamos tempo demais bisbilhotando a vida alheia, fazendo comparações, comemorando as curtidas e o número de seguidores, competindo com gente que nem sabe que você existe e não se importa com a sua existência.

Parece loucura mas acontece, e o pior, isso afeta a saúde mental das pessoas e pode resultar em depressão, baixa autoestima, tristeza e angústia.

Já parou para pensar quanto tempo estamos conectadas, vendo o instagram, o linkedln, o facebook, os e-mails e o whattsapp?

Em contrapartida, quanto tempo é dedicado a conversar de verdade, olhando nos olhos, abraçando e aproveitando cada momento juntos?

Veja Também  Eterna aprendiz

Na vida somos como equilibristas de pratos, tem a família, trabalho, cultura, lazer, espiritualidade e  saúde, e normalmente temos alguma área que fica renegada em segundo plano, por falta de tempo ou vontade.

Então, é hora de refletir sobre quem você é, qual a sua essência, a sua verdade, lembrar os sonhos de criança, quem sabe resgatar aquela vocação para ser uma bailarina que foi colocada de lado em detrimento de uma carreira sólida e estabilidade financeira.

Tenho certeza que você é incomparável, única e autêntica e vai encontrar a tal da felicidade em você mesma, ao acordar todas as manhãs com gratidão e paz.

Às vezes deixamos de perceber a beleza em coisas simples ou nos pequenos gestos.

Me lembro de um dia quando meu filho era um bebê e um raio de sol iluminou o assoalho, ele ainda engatinhava e foi todo feliz tentar pegar aquela luz, dando risada sozinho, feliz da vida.

Naquele instante me dei conta que nunca tinha percebido essa luz que entrava em casa e desenhava o chão, não tinha percebido é possível brincar sem brinquedo, sem sofisticação, sem games de última geração, sem nada a não ser o sol brilhando no céu.

Esta ouvi uma palestra ministrada por um médico, CEO de uma indústria farmacêutica que se tornou um paciente oncológico com metástases. Com a doença ele começou a enxergar o mundo de um jeito diferente, agradece quando consegue dormir uma noite inteira sem acordar acometido de dores lancinantes, agradece quando consegue tomar um banho de verdade, quando se alimenta mastigando e não através de  sondas, agradece por cada dia vivido, por ter uma família que o apoia e também por ter adquirido fé em Deus.

Veja Também  Lilian Schiavo: Flores para homens.

Dá para ser feliz vivendo o aqui e agora, prestando atenção nos pequenos presentes que recebemos diariamente, com olhos bondosos, generosidade na alma e amor no coração.

 

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

 

Imagem: Freepik

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens