Fe Bedran – Arte na TV: O Cenário-Adereço

Espero que o leitor não esteja cansado do assunto “Adereço”, pois aqui falaremos sobre mais uma face deste bárbaro artifício da Produção de Arte, Cenografia e Figurino.

Nas três últimas semanas, focamos principalmente nos adereços para os chamados “Programas de Variedades” ou “Linha de Show”. Hoje, continuaremos neste universo do Adereço-Espetáculo, mas observaremos como o Adereço, uma vez multiplicado e bem aplicado, conquista novos poderes, ultrapassa as fronteiras, se expande e se transmuta no próprio cenário.

Um belo exemplo é o cenário elaborado para o tema “Diversidade” do programa “Amor & Sexo” deste ano. Inspirada nos arco-íris de balões comumente vistos nas Paradas Gays, a equipe de Cenografia desenvolveu a ideia de fechar o cenário com arcos de balões de gás, em perspectiva, nas cores da bandeira gay.

“Amor & Sexo”, 2017. Tema “Diversidade”.

Foram ao todo 2.500 balões distribuídos em 5 arcos, sendo o menor de 8m e o maior de 12m de curvatura. Os flamingos, também formados de balões, mediam 1,80m (pendurados) e 2,80m de altura (laterais do palco). Toda a montagem durou um dia e meio. Foram contratadas duas equipes de fornecedores de balões de látex para “darem conta do recado”, e que recado!

“Amor & Sexo”, 2017. Tema “Diversidade”.

A cereja do bolo ficou com a Fernanda Lima pousando no palco dentro de um lindo mini 14-bis, e acompanhada por bailarinos também com seus aviões individuais. Cada aeroplano foi fabricado de madeira pinus e papel cartão para ficarem leves. As hélices dos aviões dos bailarinos giravam com o vento, dispensando motores e baterias. Para completar, cada dançarino recebeu um costeiro composto de 30 canudos de balões contorcidos e coloridos. Um verdadeiro espetáculo no palco!

“Amor & Sexo”, 2017. Tema “Diversidade”.
“Amor & Sexo”, 2017. Tema “Diversidade”.

Em um dos momentos do programa, foi entregue um lindo bouquet de flores de balões para a drag campeã do “Concurso Bichou do Amor & Sexo”, juntamente com a faixa “Beleza e Drama”, em harmonia perfeita com o tema e o cenário. Esplêndido!

“Amor & Sexo”, 2017. Tema “Diversidade”.

E já que estamos visitando o palco inusitado do “Amor & Sexo”, aproveitamos para apreciar este magnífico olho de espelhos, feito para o tema “Autoestima”, também no ano de 2017.

“Amor & Sexo”, 2017. Tema “Autoestima”.

Uma equipe de dez aderecistas em dez dias de trabalho, dispôs 3.600 peças de acrílico multicoloridas, medindo 8 x 8cm, de modo que formassem um olho humano, diferenciando pupila, íris e seu contorno. As luzes do cenário e a movimentação natural das placas de acrílico deram vida ao belo adereço. Situado no topo da escada do cenário, sua presença investigativa e inquisidora foi constante durante todo o programa.

O acrílico também foi matéria-prima para a suntuosa cortina que ornou o palco do Prêmio “Melhores do Ano” do Domingão do Faustão de 2012 a 2014. Encomendada pela Cenografia do programa, uma equipe de dezenas de aderecistas levou aproximadamente um mês para montar a cortina, com cerca de 400kg de cristais de acrílico, misturados a pequenas placas de espelho. Cada tira da cortina teve que ser precisamente medida para formar o desenho do arco do cenário. Um trabalho meticuloso e detalhista.

“Domingão do Faustão”, 2014. “Prêmio Melhores do Ano”, “Troféu Domingão”.

Esquentando e fechando a coluna de hoje, observem um dos cenários do programa “Esquenta” em 2014.

“Esquenta”, 2014. Tema “Arte de Rua”.Celebrando os “lambe-lambes” e a arte de rua, a Cenografia do programa pendurou aproximadamente 120 faixas e cartazes pintados a mão para decorar o palco. Com medidas variando entre 60cm e 2m de altura, em variadas larguras, faixas de tecido e cartazes em papel cartão substituíram as tradicionais tapadeiras* que delimitam os cenários e, em diversos formatos, cobriram o piso e revestiram as arquibancadas e balcões da plateia.

“Esquenta”, 2014. Tema “Arte de Rua”.Para completar, um dos convidados foi o cartazista André Andrade, que fez vários cartazes na hora para o elenco do “Esquenta” e convidados. Até o cabo man do estúdio ganhou uma apple box (nome que se dá à caixa de madeira que serve de assento no set) personalizada.

“Esquenta”, 2014. Tema “Arte de Rua”. Cartazista André Andrade personalizando a apple box do cabo man do estúdio. Também diferentes apresentações (giz, pintura sobre madeira, lambe-lambe, cartazes) para os convidados do programa.

Na semana que vem, continuaremos a falar sobre o Cenário-Adereço, mas nos Programas de Dramaturgia. Imperdível!

 

*Tapadeira: Painel rígido, normalmente fechado em madeira, usado para composições de cenografia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens