A vida sempre nos prega umas surpresas, não é? Há algum tempo atrás, em um shopping de São Paulo, escolhia um termômetro digital para dar de presente.
A vendedora, muito educada como todos os atendentes da capital paulista, me disse com um belo sorriso:
– As pilhas estão inclusas.
Confesso que esta palavra – inclusa – sempre me fez doer os ouvidos. Resolvi, então, pesquisar sobre o seu emprego no querido e sempre disponível Google, enquanto a simpática vendedora fazia o meu cadastro no computador.
E para minha grande surpresa, eu que sempre condenara “o frete está incluso”, “imposto não incluso”, “bula inclusa na caixa”, tive que aceitar que ambos os particípios do verbo incluir podem ser usados neste caso.
Lembram-se do que vimos na coluna passada? Que incluir é um verbo abundante e que contem um particípio regular (incluído) e um irregular (incluso), dependendo do verbo auxiliar que o acompanha na frase? Em geral, diz-se que o particípio regular é mais usado na voz ativa (“ter aceitado”, “ter entregado” – verbos ter e haver) e o irregular na passiva (“ser aceito”, “ser entregue” – verbos ser e estar).
Mas, como as muitas particularidades da língua portuguesa, o verbo incluir se difere dos demais. Isto porque o uso da palavra “incluso(a)”durante muitos anos, ficou restrito a uma linguagem jurídica e para designar o dente siso, enquanto não aparente.
Não se sabe ao certo por que, de uma hora para outra, a palavra passou a circular livremente na linguagem comercial e burocrática.
Mas prestemos atenção ao uso correto dos dois vocábulos.
– “Incluso(a)” deve ser usado somente com valor de adjetivo, e embora não tão habitual, na voz passiva. Assim, podemos dizer que “o valor do frete está incluso no total” (adjetivo) ou embora menos comum e até condenada por alguns gramáticos: “o valor do frente foi incluso no total” (voz passiva). Nunca na voz ativa: “ele tinha incluso o valor do frete” (errado).
– Já “incluído(a)” pode ser empregado em todas as construções:
– O frete está incluído (adjetivo)
– O frete foi incluído (voz passiva)
– Ele tinha incluído o frete (voz ativa)
Para aqueles curiosos que ainda desejem ir além, vale explicar que todos os particípios têm valor de adjetivos (e não de verbo) quando usados em frases predicativas, ou seja, com verbo de ligação (ser, estar, ficar parecer, permanecer, tornar-se, revelar-se, continuar, etc) e quando aparecem como qualidade de um substantivo (adjunto adnominal):
Predicativo do Sujeito:
– O portão permanece fechado.
– A cidade está agitada.
– A criança ficou assustada.
– A taxa está inclusa.
Adjunto Adnominal
– Para os esperançosos, há sempre uma porta aberta.
– Encontrei uma criança perdida.
– Ela é uma senhora viajada.
– Segue o valor do imposto incluso.
________________________________________________________________________________
BIBLIOGRAFIA
RODRIGUES, Sérgio. Viva a Língua Brasileira! – 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
RODRIGUES, Sérgio. Sobre Palavras: Todo incluso é incluído, mas nem todo incluído é incluso. Disponível em < https://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/todo-incluso-e-incluido-mas-nem-todo-incluido-e-incluso/ > . Acesso em 10 de maio de 2018.
MARIA DA COSTA, José. Gramaticalhas: Incluído ou Incluso. Disponível em < http://www.migalhas.com.br/Gramatigalhas/10,MI127983,41046-Incluido+ou+Incluso > Acesso em 10 de maio de 2018.
INCLUÍDO OU INCLUSO. Dúvidas de Português. Disponível em < https://duvidas.dicio.com.br/incluido-ou-incluso/ > Acesso em 10 de maio de 2018
TRINDADE, Brígida. Adjetivo vs. particípio passado. Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Disponível em < https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/adjetivo-vs-participio-passado/34525 > . Acesso em 10 de maio de 2018.
ALVES, Maria Eugênia. Sobre os verbos copulativos (ou predicativos). Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Disponível em < https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-os-verbos-copulativos-ou-predicativos/34417 > . Acesso em 10 de maio de 2018.
ROCHA, Carlos. Particípio Adjectival. Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Disponível em < https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/participio-adjectival/22459 > . Acesso em 10 de maio de 2018.
Respostas de 3
Explicação muito esclarecedora, a partir de agora vou usar mais ainda este conhecimento para explicações didáticas.
Fico feliz!
Gostaria de ler uma boa explicação comparando Paradigma e Sintagma, leio sobre e até compreendo, mas gostaria de ler uma explicação mais simples para explicar.