Diretamente oposto ao que vimos na última coluna, que dissertou sobre cenários “clean” e minimalistas, hoje abordaremos os interiores de casas de comunidades, sempre exaltadas no horário nobre.
A dificuldade encontrada é retratar a realidade com o mínimo de licença poética possível, muitas vezes abraçada pela produção folhetinesca. Para isto, os Departamentos de Cenografia, Produção de Arte e Figurino realizam pesquisas in loco, visitando casas e estabelecimentos de comunidades, acompanhados da equipe de Produção, Direção e Segurança, durante os meses de pré-produção da novela.
O resultado deste verdadeiro laboratório pode ser visto no realismo dos cenários construídos em estúdio e em cidades cenográficas (que entrarão em outro capítulo).
A casa de Lucimar (Dira Paes) e Morena (Nanda Costa), por exemplo, inspirada em uma moradia do Morro do Alemão no Rio de Janeiro para a novela “Salve Jorge” (2013), refletia exatamente a vida penosa e conturbada de uma mãe tentando criar um filho sozinha com ajuda da “avó”, na busca de emprego e do sonho de morar fora do Brasil. Uma abundância de objetos acumulados pelos cômodos retratava a falta do tempo para manter a casa em ordem, enquanto ao mesmo tempo reproduzia a mente confusa das personagens, perdidas em seus pensamentos e rotina de vida.
A decoração reportava uma mistura de estilos que teria sido muitas vezes feitas por móveis e enfeites herdados ou recebidos como presente. Plantas verdadeiras, entre as tradicionais “Espada de São Jorge” e “Comigo Ninguém Pode”, misturadas a flores artificiais e estampas coloridas traziam alegria ao ambiente.
O telespectador mais atento conseguia identificar os indicadores das dificuldades financeiras enfrentadas pelas personagens: paredes não pintadas com o cimento à mostra, muitas vezes faltando até o reboco com os tijolos aparentes. Entre a cozinha e a sala, escondido por um espelho redondo, ficava um buraco feito na parede, provavelmente resultado do conserto de algum vazamento no encanamento ou infiltração (slides 2 e 3).
Muitas das mesmas características podiam ser vistas no cenário de Regina (Camila Pitanga) na novela “Babilônia” em 2015. O tijolo substituía a madeira na estante que dividia a sala e a cozinha. Interruptores e tomadas sem tampas e instalações elétricas aparentes se misturavam aos enfeites dos ambientes. As economias da família eram investidas na compra de uma bom aparelho de tv e aparelhagem de som.
Já a casa de Delzuíte (Solange Badim), também no Morro do Alemão da novela “Salve Jorge”, era mais solar e colorida. Costureira de mão cheia, a personagem se empenhou na forração de almofadas, sofás, paninhos de crochê, bolsas artesanais, flores de tecido e até luminárias feitas à mão com fuxico. Para receber as visitas, o cantinho da costura era improvisado com uma bela mesa com guloseimas.
Não poderia deixar de compartilhar o exterior e a fachada realista da Casa de Morena, feitos em estúdio, correspondendo à fachada existente na Cidade Cenográfica. Apesar de não ser utilizada para a gravação de cenas, esta área de exterior trazia realismo aos chamados “vazamentos” de janelas dos cenários, e à entrada e saída dos personagens pelas portas principais da sala e cozinha. Ao redor, muros totalmente “dressados” por lixeiras, panfletagem, bicicletas, varais, antenas parabólicas, vasos de plantas diversos, postes repletos de fiação e caixas d’água compunham a ambientação exatamente como na Cidade Cenográfica do Alemão, construída a poucos quilômetros do Estúdio.
Quem disse que não dava trabalho?
CRÉDITOS E FICHAS TÉCNICAS
BABILÔNIA , 2015
Cenografia
Fabio Rangel
Paulo Renato
Claudio Duque
Kaká Monteiro
Cenógrafos assistentes
Claudia Affonso
Carlos Motta
Bruno Freitas
Mariana Pagani
Mariana Tenório
Sylvia Barroso
Gilmar Ventura
Silvana Machado
Cristina Crizel
Carlos Possinhas
Beatrice Guedes
Ana Aline de Lima
Produção de arte
Nininha Médicis
Produção de arte assistente
Mariana Barros
Danielle Oliveira
Andrea Chuairi
Carmen Burguer
Fabiana Seixas
Thais Queiroz
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SALVE JORGE, 2013
Cenografia
Mário Monteiro
Juliana Carneiro
Maurício Rohlfs
Erika Lovisi
Cenógrafos Assistentes
Adriana Romero
Carlos Possinhas
Gustavo Postalli
Jaqueline Guerra
José Roberto Vilar
Katia Florêncio
Liane Uderman
Vânia Britto
Gilmar Ventura
Cláudio Duque
João Cardoso
Produção de Arte
Fernanda Bedran
Ana Maria Magalhães
Produção de Arte Assistente
Rita Vinagre
Ingrid Coutinho
Andréa Chuairi
Flávia Garrido
Valerie Reis
Yasmin Tortori
Camila Pinho
Fernanda Martins Costa
Tereza Cesconetto
Andréia Monteiro