Fe Bedran: Set Dressing – A Comunidade no Horário Nobre

comunidade

Diretamente oposto ao que vimos na última coluna,  que dissertou sobre cenários “clean” e minimalistas, hoje abordaremos os interiores de casas de comunidades, sempre exaltadas no horário nobre.

 

A dificuldade encontrada é retratar a realidade com o mínimo de licença poética possível, muitas vezes abraçada pela produção folhetinesca. Para isto, os Departamentos de Cenografia, Produção de Arte e Figurino realizam pesquisas in loco, visitando casas e estabelecimentos de comunidades, acompanhados da equipe de Produção, Direção e Segurança, durante os meses de pré-produção da novela.

 

O resultado deste verdadeiro laboratório pode ser visto no realismo dos cenários construídos em estúdio e em cidades cenográficas (que entrarão em outro capítulo).

Interior da Casa de Morena (Nanda Costa) e Lucimar (Dira Paes) construído em estúdio para a novela “Salve Jorge”em 2013.

A casa de Lucimar (Dira Paes) e Morena (Nanda Costa), por exemplo, inspirada em uma moradia do Morro do Alemão no Rio de Janeiro para a novela “Salve Jorge” (2013), refletia exatamente a vida penosa e conturbada de uma mãe tentando criar um filho sozinha com ajuda da “avó”, na busca de emprego e do sonho de morar fora do Brasil. Uma abundância de objetos acumulados pelos cômodos retratava a falta do tempo para manter a casa em ordem, enquanto ao mesmo tempo reproduzia a mente confusa das personagens, perdidas em seus pensamentos e rotina de vida.

 

A decoração reportava uma mistura de estilos que teria sido muitas vezes feitas por móveis e enfeites herdados ou recebidos como presente. Plantas verdadeiras, entre as tradicionais “Espada de São Jorge” e “Comigo Ninguém Pode”, misturadas a flores artificiais e estampas coloridas traziam alegria ao ambiente.

 

O telespectador mais atento conseguia identificar os indicadores das dificuldades financeiras enfrentadas pelas personagens: paredes não pintadas com o cimento à mostra, muitas vezes faltando até o reboco com os tijolos aparentes. Entre a cozinha e a sala, escondido por um espelho redondo, ficava um buraco feito na parede, provavelmente resultado do conserto de algum vazamento no encanamento ou infiltração (slides 2 e 3).

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Casa de Regina (Camila Pitanga), “Babilônia”, 2015.

Muitas das mesmas características podiam ser vistas no cenário de Regina (Camila Pitanga) na novela “Babilônia” em 2015. O tijolo substituía a madeira na estante que dividia a sala e a cozinha. Interruptores e tomadas sem tampas e instalações elétricas aparentes se misturavam aos enfeites dos ambientes. As economias da família eram investidas na compra de uma bom aparelho de tv e aparelhagem de som.

Casa de Delzuíte  (Solange Badim) e Lurdinha (Bruna Marquezine). “Salve Jorge”, 2013.

Já a casa de Delzuíte (Solange Badim), também no Morro do Alemão da novela “Salve Jorge”, era mais solar e colorida. Costureira de mão cheia, a personagem se empenhou na forração de almofadas, sofás, paninhos de crochê, bolsas artesanais, flores de tecido e até luminárias feitas à mão com fuxico. Para receber as visitas, o cantinho da costura era improvisado com uma bela mesa com guloseimas.

A fachada da Casa de Morena (Nanda Costa) no estúdio de “Salve Jorge”, 2015

Não poderia deixar de compartilhar o exterior e a fachada realista da Casa de Morena, feitos em estúdio, correspondendo à fachada existente na Cidade Cenográfica. Apesar de não ser utilizada para a gravação de cenas, esta área de exterior trazia realismo aos chamados “vazamentos” de janelas dos cenários, e à entrada e saída dos personagens pelas portas principais da sala e cozinha. Ao redor, muros totalmente “dressados” por lixeiras, panfletagem, bicicletas, varais, antenas parabólicas, vasos de plantas diversos, postes repletos de fiação e caixas d’água compunham a ambientação exatamente como na Cidade Cenográfica do Alemão, construída a poucos quilômetros do Estúdio.

 

Quem disse que não dava trabalho?

 

CRÉDITOS E FICHAS TÉCNICAS

 

BABILÔNIA , 2015

 

Cenografia
Fabio Rangel
Paulo Renato
Claudio Duque
Kaká Monteiro

 

Cenógrafos assistentes
Claudia Affonso
Carlos Motta
Bruno Freitas
Mariana Pagani
Mariana Tenório
Sylvia Barroso
Gilmar Ventura
Silvana Machado
Cristina Crizel
Carlos Possinhas
Beatrice Guedes
Ana Aline de Lima

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Produção de arte
Nininha Médicis

 

Produção de arte assistente
Mariana Barros
Danielle Oliveira
Andrea Chuairi
Carmen Burguer
Fabiana Seixas
Thais Queiroz

 

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SALVE JORGE, 2013 

 

Cenografia
Mário Monteiro

Juliana Carneiro

Maurício Rohlfs

Erika Lovisi

 

Cenógrafos Assistentes
Adriana Romero

Carlos Possinhas

Gustavo Postalli

Jaqueline Guerra

José Roberto Vilar

Katia Florêncio

Liane Uderman

Vânia Britto

Gilmar Ventura

Cláudio Duque

João Cardoso

 

Produção de Arte
Fernanda Bedran

Ana Maria Magalhães

 

Produção de Arte Assistente
Rita Vinagre

Ingrid Coutinho

Andréa Chuairi

Flávia Garrido

Valerie Reis

Yasmin Tortori

Camila Pinho

Fernanda Martins Costa

Tereza Cesconetto

Andréia Monteiro

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