Na decoração minimalista, a sofisticação dispensa texturas e padrões desnecessários. Este estilo se caracteriza pelo uso de poucos móveis e objetos, onde apenas o essencial deve compor o ambiente. Há uma valorização da qualidade em detrimento da quantidade. Cada peça, geralmente assinada e de design arrojado, deve ser escolhida cuidadosamente, o que constitui um grande desafio neste tipo de decoração.
Elementos puramente decorativos e supérfluos muitas vezes são descartados para manter o ambiente o mais despido e prático possível. A estética deve estar alinhada à funcionalidade e o resultado final deve ser um refúgio do caos, um espaço totalmente organizado onde cada elemento utilizado tem uma função e uma razão de estar na composição do ambiente. A ideia é subtrair tudo aquilo que é desnecessário, valorizando o que é, de fato, indispensável no dia-a-dia.
Os espaços são elaborados com mobiliários contemporâneos de linhas retas e cores neutras, além de traçados geométricos simples, ao invés de curvas. A preservação do espaço e a difusão da luz natural, também são pontos chaves para compor o ambiente.
Este tipo de set dressing, onde menos é mais, é o que será analisado na coluna de hoje.
A equipe de cenografia e produção de arte da novela das 23 horas ‘Verdades Secretas’ teve um grande desafio ao criar o dressing dos cenários onde a trama se passava: mostrar a cidade de São Paulo como ela é. O objetivo foi trazer, especialmente para dentro do estúdio, a vida, as luzes e as cores da capital paulistana. Ambos os departamentos inspiraram-se na personalidade da arquitetura moderna da metrópole, principalmente para a composição dos cenários dos personagens mais abastados.
Tal arquitetura, caracterizada por ambientes espaçosos, modernos e amplos, incrementados por móveis assinados por designers brasileiros e estrangeiros, telas e quadros de arte contemporânea abstrata, aliados a suntuosas obras de arte e objetos de decoração escolhidos “a dedo” influenciou demasiadamente o “dressing” do apartamento de Alex (Rodrigo Lombardi) e a casa de Pia (Guilhermina Guinle). Os cenários destes dois personagens, assim, espelhavam as características da decoração minimalista.
Devido ao pé direito duplo, o luxuoso apartamento de Alexandre (Rodrigo Lombardi) foi um dos cenários mais ousados para se construir em estúdio. Uma alta estrutura metálica sustentava o ambiente que, além do enorme pé direito, também contava com um mezanino. As longas janelas iam do chão ao teto, ora mostrando o skyline noturno paulista, ora sendo inundadas por uma ofuscante luz natural.
A casa da Pia (Guilhermina Guinle) também se destacava. A sofisticação da personagem foi colocada em cada detalhe do seu luxuoso cenário. A textura clean e industrial de “cimento queimado”, em conjunto com móveis assinados, quadros com referências abstratas e elementos de estilos completamente diferentes, mas harmônicos, resultavam em um ambiente clean e extremamente refinado.
A presença de vários jardins internos também refletia a arquitetura paulista contemporânea, que aposta na criação de pátios internos, espaços amplos e quase vazios.
Um outro exemplo de dressing clean e minimalista foi a decoração do apartamento de Ricardo (Fábio Assunção) na minissérie “A Fórmula”, em 2017.
Logo na entrada do apartamento, uma grande parede iluminada de led servia de background para a imponente sala, onde um piano de cauda reinava como elemento praticamente único. As cores saturadas dos leds supriam qualquer necessidade de outro elemento decorativo no cenário.
A sala se encerrava na cozinha, aberta, formada praticamente por uma ilha, balcões, aparadores e uma modesta mesa. Exposto, apenas o essencial. Nada de verduras, legumes, postes de biscoitos, grãos e temperos que geralmente figuram nas cozinhas folhetinescas. Garrafas e copos de bebidas, um conjunto de chá, livros, e algumas plantas solitárias, além de um poderoso kit de facas, eram alguns dos poucos elementos que compunham os extensos balcões de madeira e mármore. Ao fundo, um despretensioso cobogó cru bastava para delimitar o espaço com a elegância das formas geométricas simples, além de permitir um belo recorte de luz por parte do diretor de fotografia do set. O contraste se repetia no fundo de quadro oposto, onde a luz “superexposta” de pino se opunha à parede cinza-grafite, composta por modestas artes geométricas.
CRÉDITOS E FICHAS TÉCNICAS
VERDADES SECRETAS, 2015 – http://gshow.globo.com/tv/noticia/2015/07/creditos-de-verdades-secretas.html
Produção de Arte
Camila Delamônica e Silvana Estrella
Produção de Arte Assistentes
Lucilene Silva
Julieta Andrade
Ana Cristina Clarino
Luis Esteves
Daniele Azevedo
Brian Vinícius
Paloma Buquer
Cenografia
Alexandre Gomes
Mauro Vicente Ferreira
Cenógrafos assistentes
Ana Aline de Lima
Caetana Resende
Cleo Megale
Cristiane Cova
Liane Uderman
Pablo Lopes
Sara Rojas
Suzane Mendes
A FÓRMULA, 2017
Produção de Arte
Silvana Estrella
Produção de Arte assistentes
Isabel Pedrosa, Léo Pimenta, Letícia Galm e Vicente Mello
Cenografia
Flávia Yared
Cenógrafos Assistentes
Pedro Toledo, Paulo Lopes, Elisa Emmel e Adriana Romero
BIBLIOGRAFIA
SPOT LIFE- Saiba tudo sobre a nova novela das onze “VERDADES SECRETAS”. Disponível em https://spotlife.com.br/saiba-tudo-sobre-a-nova-novela-das-onze-qverdades-secretas/
BLOG LOLA HOME – A decoração dos apartamentos de Alex. Disponível em http://www.blog.lolahome.com.br/verdades-secretas-a-decoracao-dos-apartamentos-de-alex/
ESTILO – Decoração Minimalista – Disponível em http://www.blog.lolahome.com.br/decoracao-minimalista/
DICAS PARA DECORAÇÃO MINIMALISTA – Disponível em http://www.homedecore.com.br/dicas-para-decoracao-minimalista-onde-menos-e-mais/
NUSA DUA – Onde Menos é Mais – Disponível em http://www.nusadua.com.br/quartos-minimalistas-menos-e-mais/
Uma resposta
Fernanda,
Muito bom compartilhar a sua análise. Fiz parte da equipe de compras desses dos programas.
Como sempre, muito gratificante ver o resultado final.