Há muitas semanas atrás, começamos nosso passeio pelo mundo dos Adereços na Produção de Arte. Vimos a perfeição dos adereços da Dramaturgia e nos encantamos com a criatividade dos adereços fantásticos dos Programas de Variedades. Não poderíamos deixar de mencionar, no entanto, a magia dos Adereços dos Programas de Época, um dos grandes responsáveis por esta viagem no tempo.
Vejam no slide de capa e no seguinte desta coluna, as graciosas embalagens feitas à mão, uma a uma, para a loja da Fábrica “Bombom” da novela “Chocolate com Pimenta”, 2004. Obedecendo aos padrões da década de 20, tabletes cenográficos (compensado ou MDF) eram individualmente cobertos por papel laminado dourado ou prateado, para posteriormente serem embalados com a marca e nome do chocolate. Do mesmo modo, caixas de papel e latas eram cuidadosamente envelopadas, forradas ou adesivadas, sem contar com as lindas sacolinhas de papel listradas, ou sacos de plástico celofane, que carregavam bombons cenográficos em seu interior. É claro que o teor cômico da novela permitia que a Produção de Arte usufruísse de certa liberdade criativa, pourquoi pas?
A mesma sofisticação se repetiu nas charmosas embalagens de sabonetes da Fábrica e Loja “Aroma” da novela “Êta Mundo Bom”, em 2016.
E falando em detalhes, praticamente todos os objetos de cena em programas de época precisam ser cuidadosamente revisados e muitas vezes reformulados pelas mãos talentosas dos Aderecistas. Vejam alguns simples, mas importantes exemplos abaixo:
Na coluna da semana que vem, continuaremos a análise de mais adereços de época. Não percam!