Fe Bedran -Arte TV: Em busca do nome perfeito

Posto de Gasolina “Salete” _  “A Lei do Amor”(2017)

Agência de Modelos “Fanny Models”_ “Verdades Secretas” (2015)

Bar da Dona Jura”_  “O Clone” (2002)

 

Já pararam para pensar como são criados os nomes de estabelecimentos comerciais, escritórios, escolas, hospitais, oficinas, salões de beleza e tudo mais nos programas de televisão?

 

Quando se encaixam perfeitamente na estória, e transparecem realidade, seja pela sonoridade, originalidade ou correlação com o personagem e negócio, nos convencem de tal forma que nem paramos para pensar que na vida real não existem.

 

Alguns são tão determinantes para o enredo da trama que convertem-se nos próprios nomes dos programas/ novelas. A título de exemplo, temos as novelas “Belíssima” (2006), “Boogie Oogie”(2014) e “Império” (2015). A primeira correspondia à famosa marca de roupas íntimas, administrada por Júlia Falcão (Glória Pires).  A segunda levava o nome da boate “point” do folhetim, propriedade do Amaury (Junno Andrade). Já o nome da terceira, representava o poder do personagem principal, o Comendador José Alfredo (Alexandre Nero) e também sua célebre joalheria.

 

Nomes assim, tão centrais à estória, na maioria das vezes são criados pelos próprios autores. Os outros restantes são criados pela Produção de Arte, mas também com aprovação do autor do produto televisivo. De qualquer forma, não importa a sua origem ou criador, todos os nomes devem passar pela aprovação do Departamento Jurídico das Emissoras de Televisão, para verificação se já pertencem a terceiros do mesmo segmento na vida real, ou seja, se já estão registrados oficialmente.

 

Imaginem quantos nomes já foram criados na história da TV Globo, englobando não só estabelecimentos dos personagens, mas também todos os existentes nas cidades cenográficas: lojas, mercados, padarias, cinemas, farmácias, etc.?

Veja Também  Daiany Barbosa: Como me tornei uma apreciadora de vinhos

 

E que tal um teste para a memória do telespectador? Abaixo, seguem as descrições de marcas e estabelecimentos memoráveis na história da dramaturgia de novelas. As repostas estarão ao final desta coluna. Vejam quantas conseguem responder corretamente:

 

  • “Vale Tudo” (1989) – empresa de aviação de Odete Roitman (Beatriz Segall) _________________________

 

  • “Guerra dos Sexos” (1983 e 2012) – famosa loja de departamentos nas duas edições

_________________________

 

  • “O Clone” (2002) – boate de Zein (Luciano Szafir), decorada com esculturas egípcias, sarcófagos e múmias que se integravam aos shows de dança do local

____________________________

 

  • “O Profeta” (2007) – fábrica de cristais de Clóvis (Dalton Vigh)

____________________________

 

  • “Malhação” (1999 a 2009) – colégio central da trama nas primeiras temporadas. Dica: qualidade ou tipo de prova ou teste escolar

____________________________

 

  • “Caminho das Índias” (2009) – nome da empresa farmacêutica de Raul (Alexandre Borges) e Ramiro (Humberto Martins), que levava o sobrenome dos personagens

____________________________

 

  • “Avenida Brasil”(2012) – um dos times de futebol em que jogou Tufão (Murilo Benício). Dica: bairro de mesmo nome

____________________________

 

  • “Geração Brasil” (2014) – empresa de informática internacional de Jonas (Murilo Benício).

Dica: sobrenome de Jonas.

____________________________

 

____________________________

 

  • “Totalmente Demais” (2016) – nome da agência de modelos de Arthur (Fábio Assunção)

____________________________

 

 

 

 

 

RESPOSTAS:

 

  • Vale Tudo – TCA

 

  • Guerra dos Sexos – Charlô’s

 

  • O Clone – Nefertiti

 

  • O Profeta – Áurea Cristais
Veja Também  Lilian Schiavo: Esperançando

 

  • Malhação – Múltipla Escolha

 

  • Caminho das Índias – Cadore

 

  • Avenida Brasil – Divino Futebol Clube

 

  • Geração Brasil – Marra

 

  • Tapas e Beijos – Djalma Noivas

 

  • Totalmente Demais – Excalibur

 

 

Na semana que vem, falaremos sobre a parte de Programação Visual e Design Gráfico na televisão. Até a próxima!

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens