Flávia Raucci: “Banho e Prazer”

banho

Dar banho em cavalos é mais fácil do que parece.

O banho pode se transformar em um momento prazeroso para ambos, cavalo e o seu dono, fortalecendo ainda mais os laços de amizade e a conexão com o animal.

O seu cavalo agradece por ser refrescado, após uma longa cavalgada ou ao final dos exercícios. Além de higiênico, é sempre a melhor maneira de relaxá-lo, aliviando as tensões físicas e mentais.

Mas antes, precisamos saber como fazer a higiene básica do cavalo, sem prejudicá-lo.

Por isso, separei algumas dicas básicas que podem ser úteis durante este momento de sintonia:

– A escovagem, sem a água, deve ser diária se possível. Assim como a limpeza dos cascos. Não esqueça de limpar os cascos e embaixo dos pés usando um escova macia e tomando cuidado, por serem partes bastante sensíveis.

– O banho só com a água deve ser dado sempre de 10 a 15 minutos pós término da atividade física, para não provocar um choque térmico no animal.

– Já o banho com shampoo deve ser usado apenas uma vez por semana, diluído em um balde com bastante água, para não prejudicar a oleosidade natural dos pelos.

– Após limpar os cascos, use um selador, antes de ligar a mangueira, para evitar que os mesmos absorvam água durante o banho.

– Para massageá-lo, use uma escova-luva ou uma escova de água, sempre fazendo movimentos circulares,que ajudam a relaxar a musculatura e ativam a circulação sanguínea do cavalo.

– Um banho deve durar de 15 a 20 minutos no máximo, começando sempre de baixo para cima.

– Limpe os órgãos genitais, usando sabão neutro e enxague várias vezes, para evitar alergias e irritações.

– Diminua a pressão da água para molhar o pescoço e a cabeça. Limpe o focinho, o chanfro e a ganacha, usando uma escova, uma esponja ou as próprias mãos.

– As orelhas não podem ser lavadas internamente, mas podemos utilizar um chumaço de algodão e um pouquinho de óleo para remover a cera.

– Não se esqueça da crina e da rabada, usando sempre uma escova apropriada para desembaraçá-las. Use um condicionador apropriado para facilitar essa prática.

– Ao término, passe o rodo pelo corpo inteiro do animal, de cima para baixo, acompanhando o sentido da musculatura e use toalhas para enxugá-lo, evitando guardá-lo úmido em sua baia.

– Escolha os horários mais quentes do dia para evitar que eles se resfriem.

Mas afinal, o que precisamos ter em mãos para dar banho em um cavalo?

-À princípio água, mangueira, escova, shampoo, condicionador, sabão neutro e um par de toalhas grandes.

– Uma escova de água, que é uma escova de madeira com cerdas de plástico, e que pode ser usada para pentear a crina, cauda e para limpeza de todo o corpo do cavalo.

– Uma raspadeira de plástico ou de borracha que são usadas para remover terra e lama seca.

– Uma rasqueadeira, usada para raspar e retirar os pelos mortos dando mais brilho.

– Um limpador de ranilha, que é usado para retirar a sujeira que se acumula na sola do casco.

– Uma escova-luva: ela pode ser usada a seco para retirar a sujeira do pelo ou para massagear e espalhar o shampoo na hora do banho.

– Uma luva de Borracha: usada a seco para retirar pelos e dar brilho ao animal.

– Um rodo para equinos: é usado após o banho para retirar o excesso de água.

– Pentes: são usados para pentear as crinas e caudas. Devem ser usados após o uso de um condicionador capilar para não quebrar os pelos.

“Para os cavalos, a palavra banho significa limpeza e bem-estar. Para nós, é um momento de lazer e sintonia com o animal”.

Até a semana que vem,com mais cavalos em nossas vidas!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens