Flávia Raucci – Cavalgadas: fonte de saúde e prazer

Você sabia que a cavalgada é considerada uma das atividades físicas que mais fazem bem à saúde por nos oferecer inúmeros benefícios físicos e emocionais?

Pode acreditar! A cavalgada é uma excelente opção de esporte que fortalece o tônus muscular e tem baixo impacto nas articulações e na coluna, beneficiando a nossa postura e coordenação.

Além disso, melhora a nossa circulação sanguínea, respiração e alivia o estresse.

Durante e após uma cavalgada, nossa hipófise libera endorfina. A ENDORFINA é uma substância natural (neuro-hormônio) que nos dá a sensação de euforia, alegria, conforto, relaxamento e prazer. Além disso, essa prática auxilia na eliminação dos superóxidos, substâncias químicas encontradas na maior parte dos seres vivos, provenientes da oxidação das células, nos proporcionando, assim, o efeito de antienvelhecimento, melhorando a nossa memória, o nosso humor, nossa resistência e nosso sistema imunológico.

Uma hora de cavalgada queima cerca de 400 calorias.

Observe que o movimento que o cavalo faz ao cavalgar movimenta o nosso corpo para frente e para trás, para direita e para a esquerda, para cima e para baixo. A repetição desses movimentos estimula o nosso sistema nervoso profundo e reforça as as noções de equilíbrio, distância e lateralidade.

Sem contar que ajuda a melhorar os problemas cardiovasculares e respiratórios, porque faz com que todo o nosso corpo trabalhe. Principalmente os nossos músculos.

Já foi cientificamente comprovado que a cavalgada pode auxiliar no tratamento da ansiedade, depressão, fobias, traumas, síndrome do pânico, dentre outros vários problemas de saúde.

E você, já fez uma cavalgada?

As pessoas que participam de cavalgadas, sejam elas curtas ou longas, são muito protetoras e cuidam umas das outras o tempo inteiro. Fazem paradas estratégicas para alimentação, belas fotos, boa conversa e boas risadas.

Antes de cavalgar, treine seu animal para que ele adquira uma boa condição física. Garanta uma boa alimentação e fique atento às condições dos cascos e do ferrageamento para prevenir lesões e rachaduras.

Veja Também  Márcia Sakumoto: Festival Hanami - Sakura, flores de cerejeiras

Durante a cavalgada a maior preocupação deve ser com o bem estar do animal. Pare quando perceber que o animal está cansado, lhe ofereça água e deixe que ele paste um pouco para relaxar. Se a cavalgada for longa, tire a sela do lombo do seu cavalo durante as paradas, verifique se ele não está com assaduras embaixo dos braços e se as ferraduras estão no lugar. Ele agradece!

Nas cavalgadas em grupo interagimos com várias pessoas que gostam da mesma atividade que nós, o que, consequentemente, fortalece laços já existentes e nos traz novos amigos. Isso se chama sociabilidade.

Nas redes sociais existem vários grupos e páginas voltados para cavalgadas, com informações, agenda de eventos, ponto de encontros, dicas e sugestões de percursos próximos à sua região. Pesquise!

Já as cavalgadas individuais nos colocam em contato único e direto com a natureza e em conexão exclusiva com o nosso animal. E é através dos diferentes sons, aromas, luzes, texturas, paisagens, movimentos, temperaturas, relevos e velocidade que experimentamos diferentes sensações: superação, autoconfiança, plenitude e liberdade.

São inúmeros os benefícios terapêuticos que a cavalgada traz para a nossa saúde.

Com tantos assim fica impossível não querer passar por essa experiência.

Escolha bem o seu cavalo, acerte o passo e boa cavalgada!

Até a semana que vem, com mais cavalos em nossas vidas.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens