Gisele Farina: Samba Futebol Clube

Caros leitores esta semana temos uma estreia no teatro que conta e canta a relação da Música Popular Brasileira com o Futebol. Com músicas de Pixinguinha a Skank, com textos e crônicas de Nelson Rodrigues a Carlos Drummond de Andrade.

O musical Samba Futebol Clube une duas paixões brasileiras: a música e o futebol. O Espetáculo multimídia, que estreou no Rio de Janeiro em 2014, mistura música, teatro, dança e vídeo. Em cena oito atores/músicos, apaixonados pelo esporte, formam um time de jogadores e torcedores que se revezam numa narrativa dramático-musical enquanto tocam todos os instrumentos, ao vivo, como parte da encenação.

O jeito do brasileiro de falar, andar, dançar e se apaixonar mostra no palco o que acontece dentro das quatro linhas. O universo do futebol está lá: o da roça, o da infância, a bola, o gol, o estádio, as disputas das torcidas, a decisão do pênalti, as regras…

Para a temporada de São Paulo, foram incluídos um samba de Adoniran Barbosa e outro de Germano Mathias, além da adaptação em relação aos times: Corinthians x Palmeiras aqui terão maior destaque do que o clássico Fla x Flu que embalou a temporada carioca.

Utilizando elementos do jogo, da música brasileira e da dança do futebol, o espetáculo traz vídeos com tratamento pop – numa mistura de linguagens e imagens de jogadores e jogadas importantes – que ilustram as histórias entrelaçadas por músicas e textos. O samba, que é a base da nossa música, está lá, mas nos leva à bossa-nova, ao choro e ao rock, ao sertanejo universitário e até ao hip hop.

Samba Futebol Clube retrata a alma do brasileiro. É um espetáculo que conta a relação da MPB com o Futebol de forma divertida, promovendo imensa integração entre palco e plateia. O espetáculo nos mostra como o futebol se tornou um instrumento de identidade da nossa gente a partir de situações dramáticas que trazem à cena não só a música brasileira que fala de futebol, mas o movimento, a dança e a transposição das regras e idiossincrasias do futebol para o nosso cotidiano. Reflete, através do futebol, sobre a fragilidade humana diante da derrota e da vitória. Assim como escreveu o poeta Drummond: “Ganhar, perder, viver”.

Veja Também  Ane Bueno: Apresentação coluna Tudo é Moda.

Serviço:

Samba Futebol Clube

Teatro Unimed (223 LUGARES)

Alameda Santos, 2159 – Jardim Paulista

Bilheteria: De quinta a sábado, das 13h30 às 21h30. Domingos das 10h30 às 18h30

Quinta, sexta e sábado às 21h | Domingo às 18h

Ingressos:

R$ 100 (plateia) | 50 (balcão)

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens