Quem acompanha a coluna sabe que o Japão é surpreendente, maravilhoso e bastante curioso. Vários assuntos nos trazem bastante curiosidades, pois a cultura, a educação, os costumes e as tradições são extremamente diferentes para nós.
Existem curiosidades que ao conhecermos acabam por transformar essas “estranhezas” em uma compreensão bem mais agradável nessa relação entre povos.
Conhecer melhor os costumes e tradições de qualquer nação reforçam o elo de respeito e amor ao próximo, esse foi um assunto que me despertou muito por aqui, enquanto essa integração não foi compreendida mais difícil se tornou a adaptação e muitos desafios surgiram. Pensando nisso trouxe hoje algumas curiosidades que poderão te ajudar, assim como me ajudaram, a entender melhor esse olhar japonês.
Listei 8 curiosidades sobre o Japão que vocês vão adorar saber:
Em casa e muitos outros lugares não se pode entrar de sapatos, inclusive alguns restaurantes, clínicas, escolas, templos e até no banheiro trocamos os chinelos para usar, isso por quê a higiene física e espiritual atrapalham a harmonia do lar e dos ambientes, refletindo em nossos comportamentos.
Na cultura japonesa encostar na mão de outra pessoa pode ser considerado um contato íntimo, podendo ser ofensivo ou até mesmo considerado assédio. Ao efetuar uma compra em qualquer estabelecimento não se deve entregar o dinheiro na mão dos atendentes é considerado falta de educação e desrespeito. Em todos os estabelecimentos comerciais existe uma bandeja um pouco maior que o tamanho de uma nota de dinheiro onde deve ser colocado o dinheiro para efetuar o pagamento da sua conta, e é lá que o atendente colocará o troco e o cupom fiscal.
Os japoneses possuem um diferencial no atendimento, em todos os lugares que entramos somos recebidos por todos os funcionários falando a frase “irashaimasen” Bem Vindos! E ao sairmos dos estabelecimentos comprando ou não, eles agradecem com a frase “arigatou gozaimashita” Obrigado!
Dificilmente você vai encontrar alguém atravessando fora da faixa de pedestre, e normalmente mesmo que as ruas estejam vazias, se o semáforo estiver fechado para o pedestre ele vai aguardar até abrir para atravessar.
Comer e mastigar fazendo ruídos não é falta de educação no Japão, principalmente na hora de degustar aquela sopinha ou um bom caldo de “lamen” diferente da educação do Brasil por exemplo, levar a tigela até a boca e sugar tudinho com muito barulho para indicar satisfação pela refeição.
O café da manhã tradicional japonês é uma refeição completa, chamado de “Asa Gohan” o café da manhã é similar a um almoço com arroz, peixe, “misoshiro” sopa a base de pasta de soja e “tsukemono” verduras e legumes.
No Japão não se usa o hábito da gorjeta, portanto é grosseiro oferecer gorjeta em qualquer ocasião por aqui.
Esses são alguns costumes diferentes que nos deparamos, espero que tenham curtido essas dicas que deixei para vocês sobre o Japão.
Curtam, comentem e compartilhem!
Até a próxima!
Sayonara