Márcia Sakumoto: Café nas alturas.  

Você já apreciou as luzes da cidade saboreando uma xícara de café acompanhada de um doce delicioso ao lado do seu amor?

Ahhh… ainda não é Paris, apesar do nome ser francês, as xícaras e as louças serem inglesas, o café é no Japão. Fui conhecer uma cafeteria famosa com mais de 60 anos de história no Japão.

A atmosfera é bem diferente. Um lugar para se beber um café tranquilo, com calma, apreciando a vista do 51 andar de um dos edifícios mais alto e importante para a cidade de Nagoya no Japão. Classificado pelo Guiness como o maior edifício estação do mundo, além de estar em cima da estação central da cidade, possui diversas lojas, restaurantes e até um hotel de luxo instalado em seu interior. É gigante e confesso que me perdi lá dentro, precisei de ajuda para chegar até ao Café Du Ciel, que era meu destino, foi um sobe e desce e entra sai de elevadores tenebroso, pois não me permitiu apreciar o pôr do sol como planejado, mas enfim chegamos!

O presidente da rede de café Eikokuya em uma de suas viagens internacionais ficou chocado com o desenvolvimento urbano e alimentício que vira fora do seu país, logo pensou que esse era um novo conceito que todos no Japão deveriam conhecer, assim definiu que iria trabalhar com café por toda sua vida. Seguindo sua escolha em 1960 inaugurou seu primeiro café expandindo sua ideia por todo o Japão, trabalhou pelo conceito de cafeterias somente em lugares aglomerados de pessoas, porém com muito requinte e elegância, servindo café de alto padrão, assim como sobremesas e chás. O café Du ciel é realmente encantador, e tudo isso, uma delícia e a vista espetacular.

Os japoneses adoram chá, mas também amam café. O café chegou por aqui em 1800 em embarcações holandesas.

As cafeterias são conhecidas por Kissaten, existem inúmeros tipos por aqui, o que revela números altíssimos de importação de vários países, considerados o quarto país que mais importa café é possível encontrarmos cafés do mundo inteiro no Japão, do Brasil, Etiópia, Colômbia entre muitos outros. Porém se você não conhecer um pouquinho fica difícil identificar, as embalagens são escritas em japonês. Há uma variedade e diferentes maneiras de apreciação, inclusive café gelado em lata vendidos nas máquinas de bebidas. São bastante comuns e bastante estranho para quem está acostumado com café quentinho. Isso porque nas estações quentes encontrar um café quente nas máquinas é um desafio. Curioso não!

Café rende muito papo mesmo, vou guardar um pouco do assunto para outro dia, porque no Japão existem muitos tipos de cafés e cafeterias.

Espero que tenham gostado!

Compartilhem, deixa seu like e comente aqui o que você achou.

Até semana que vem!

Sayonara

Márcia Sakumoto

 

Imagens: arquivo pessoal da colunista.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens