Márcia Sakumoto: Castelo Yoshida

Os castelos no Japão são diferentes daqueles onde princesas estariam presas em torres atirando suas tranças para seus príncipes encantados. Construídos para defesa, onde a guarda vigiava os portos, rios e estradas eram estrategicamente localizados defendendo-os de possíveis invasões de territórios, alguns parecem fortalezas de tão imponentes com uma estrutura engenhosa desafiadora para aquela época. Esse é um dos motivos que encantam milhares de visitantes que passam por aqui. O Castelo Yoshida é um deles!

Localizado na confluência dos rios Toyogawa e Asakusa, as paredes de pedras do castelo impressionam, pois foi construído em 1505 estando envolvido em várias batalhas devido sua localização estratégica, fazendo com que fosse reconstruído em várias ocasiões.

Naquele tempo era conhecido como castelo de Imahashi, somente sendo seu nome modificado posteriormente para Yoshida. Hoje é considerado Patrimônio Histórico-Cultural da cidade de Toyohashi, está geograficamente na região central do Japão, com aproximadamente 370 mil habitantes, é o centro da economia e transporte da região de Higashimikawa, faz parte da província de Aichi a poucos quilômetros de Nagoya a terceira cidade do país. Está entre Tóquio ao norte e Osaka ao sul com mais ou menos 250 km de distância. A cidade mantém a importância de tempos antigos, pois facilita a ligação entre as principais cidades através de rodovia, ferrovias , além de ser banhada pelo oceano pacífico e a baia de Higashi mikawa possuindo o núcleo das exportações de veículos que saem do porto da cidade, através de montadoras multinacionais instaladas na região, facilitando o comércio de importação e exportação no país.

Do outro lado nos deparamos com montanhas arborizadas influenciadas pelo rio toyogawa, dispondo de uma bela paisagem e um clima fresco. O castelo Yoshida está à margem rodeado por um enorme e belo jardim do parque Toyohashi Kouen, podemos aproveitar um passeio superagradável.

Aqui também está instalado a prefeitura da cidade em um edifício com 12 andares, onde podemos degustar a culinária japonesa ou italiana em restaurantes instalados no último andar com uma vista panorâmica privilegiada dos arredores, apreciando o jardim, o castelo, o rio e a cidade. Esse é outro lugar delicioso para conhecer.

O castelo foi reconstruído a última vez em 1954, apenas com uma torre representando as quatro torres da construção antiga. O castelo ocupava toda a área transformada no parque que abriga a prefeitura e outros três museus que guardam fatos importantes da história da região. É também um ótimo lugar de lazer para os habitantes locais e de cidades vizinhas que aproveitam para passear com a família.

O castelo pode ser visitado de quarta à domingo dás 10:00 às 15:00 com ingresso pago para entrar e conhecer. O parque é livre com vagas de estacionamento gratuita e pagas, ao iniciar a primavera é possível apreciar a sakura, flores de cerejeiras que deixam tudo mais encantador, em tempos de início do verão podemos aproveitar os festivais de matsuri que acontecem no parque assim como diversos eventos. Mas claro que estamos no momento nos cuidando e torcendo para tudo voltar ao normal o quanto antes, pois esse ano ainda não conseguimos desfrutar nenhum desses eventos.

Espero que tenham curtido!

Até a próxima!

Sayonara

Imagens enviadas pela colunista.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens