Márcia Sakumoto: Kakebo, método japonês para economizar

Você realmente gasta de forma consciente? Sabe identificar o valor das coisas ou chega com dificuldade todo mês, sem saber onde foi parar o seu dinheiro? O desafio ganhar, controlar, poupar faz parte da vida de todos nós, ainda mais nesse momento delicado de incertezas que enfrentamos, o tempo pode ser um grande ponto positivo, se usarmos para aprendermos pode ser um salto e tanto.

E como dizem os sábios, aprender não ocupa espaço! Então, vocês precisam conhecer o Kakebo, método japonês para economizar, te ajuda e ensina a controlar e poupar todos os seus ganhos.

 

O Kakebo, trata-se de um caderno lançado em 1904 pela primeira jornalista mulher do Japão Hani Motoko  fundadora da revista Fujin No Tomo (A companheira da mulher), a mais antiga revista feminina do país, a qual contribuiu com as mulheres na administração das finanças de seus lares em uma época onde poucas mulheres trabalhavam fora e a responsabilidade das finanças dos lares e do okuzakai, uma mesada entregue aos maridos mensalmente eram total responsabilidade das mulheres o método fez muito sucesso no Japão, conquistando também outros países, permanecendo útil até os tempos de hoje. O caderno ou caderneta de bolso é comprado em papelarias ou sites de vendas, o caderno possui dois personagens um porco poupador e um lobo gastador com o objetivo de te mostrar de forma simples o indispensável e identificar o dispensável com base em perguntas que lhe são sugeridas como essas abaixo:
*Quanto dinheiro você guardou?
*Quanto dinheiro você gostaria de guardar?
*Quanto dinheiro está realmente gastando?
*O que mudaria no próximo mês?

 

Alguns princípios são necessários, como o controle de todos suas despesas semana a semana, reorganização do consumo diário, análise dos resultados no final de cada mês, organização de acordo com a necessidade diária, listando hábitos financeiros desnecessários e reorganização das reais necessidades financeiras. O formato lúdico do kakebo com perguntas nos levam a reflexões nas quais ajudam a organizar, repensar e reorganizar as finanças e gastos diários, reavaliando hábitos de consumos. O método também recomenda estabelecer metas mensais e mais longas contribuindo com sua disciplina e foco, se você deseja poupar e organizar sua vida financeira através desse método de anotações reunir todas as notas e recibos de consumo do dia a dia contribui para a organização. Os japoneses acreditam que quando se anota a sua rotina financeira, existe um maior controle e conhecimento detalhado de tudo, mas se você é mais digital também será fácil de encontrar em vários idiomas o app. O Kakebo pode contribuir em até 35% em suas economias, mas atenção recomenda-se que responda francamente as questões do caderno e seja bastante disciplinado em suas anotações para obtenção de melhores resultados.
Então, vamos brincar de economizar?
Gostaram deste método? Compartilhem com aquela pessoa que está precisando de um incentivo nas economias.
Até semana que vem com mais curiosidades nipônicas!!
Sayonara

Loading

Veja Também  Márcia Sakumoto: Saquê, a bebida milenar do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens