Márcia Sakumoto: Lanternas Orientais

As características tradicionais das lanternas encantam nossos olhos, fazendo nossa mente identificar imediatamente algo ligado aos países asiáticos. As lanternas orientais são tradicionais e acompanham diversas datas comemorativas no Japão enfeitando e iluminando interiores e exteriores.

Apesar de sua origem chinesa são encontradas em países como Japão, Taiwan, Coréia entre outros. Desde 1085 no Japão enfeitam templos, santuários, empresas e “izakayas” bares noturnos tradicionais espalhados pelas ruas do país, normalmente decorados com uma lanterna chochin 提灯colocada em sua porta na cor vermelha escrito o ideograma desenhado na caligrafia shodo. Enquanto outras mais modernas, imitando as antigas e artesanais são feitas com uma estrutura plástica com lâmpadas elétricas.

Alguns “matsuri” festivais ocorrem no Japão, em Yamanashi as lanternas acessas são colocadas no Lago Kawaguchiko, elas flutuam no lago com vista do Monte Fuji ao fundo, simplesmente espetacular, porém esse ano devido ao covid-19 o evento foi cancelado.

Uma outra lanterna oriental chamada de bonbori 雪洞são usadas normalmente em ambientes abertos com sua base vindo do chão, podendo ser instaladas em postes.

Diz a lenda que as lanternas orientais vieram durante o Período Imperial na China, quando o pássaro do Imperador de Jade foi morto por um morador de uma aldeia aos redores. O Imperador de Jade ficou triste e muito zangado, o que lhe fez pensar em uma vingança, planejando colocar fogo e queimar toda a aldeia. Os mais velhos ao saberem do ocorrido pensarão em uma forma de desviar dessa vingança colocando lanternas vermelhas que deixaram a aldeia parecendo estar pegando fogo. Assim a tropa do Imperador, distante da aldeia tiveram a impressão da aldeia estar em chamas. Retornaram para relatar ao Imperador. Esse se sentiu vingado e a aldeia foi salva pelas lanternas vermelhas.

Mesmo o conceito não sendo igual a beleza simples e minimalista desses modelos de lanternas também tem decorado interiores e exteriores em empresas e residências no ocidente mudando a atmosfera dos ambientes com muita sutileza e originalidade.

Deixe seu comentário, curte e compartilhe com os amigos.

Até a próxima!

Sayonara

Imagens cedidas pela colunista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens