Márcia Sakumoto: Leques Japoneses.

Alguns símbolos representam o Japão por todo o mundo, leques japoneses é um deles, muito além de uma brisa fresca, utilizado na cultura, na sociedade e nas artes cênicas, esse elegante objeto é também um dos preferidos souvenir levado como lembrança por todos que passam pelo Japão.

As belas imagens se formam ao abrirmos o leque no estilo chamado Ougi (扇) formado com lâminas de bambu tradicionalmente em tiras esticam o tecido em seda, algodão ou papel washi.

No mesmo estilo o Sensu (扇子) um pouco menor o que proporciona um melhor manuseio, e facilidade transportado em bolsas, nos encantam com os desenhos de sakura (as flores de cerejeira) costumam ser os preferidos. São usados especialmente no rakugo, é uma forma de entretenimento verbal japonês, contador de histórias solitário, danças, apresentações artísticas, funerais, festival e cerimônias no Japão. Outros tipos e estilos feitos de ferro eram usados por samurais para se defenderem dos dardos e facas usados em batalha. Outro modelo é o leque japonês não dobrável, chamado de Uchiwa (団扇), lembram uma raquete de tênis de mesa são mais usados por lojas, empresas, como meio de publicidade, principalmente na estação do verão junto ao kimono Yukata.

Os leques japoneses acompanham as pessoas em nascimentos, batizados, comemorações festivas e aniversários, especialmente os de 3, 5 e 7 anos de idade, pois suas extremidades carregam a simbologia do nascimento, e suas lâminas representam os muitos caminhos que encontramos na vida. As cores vermelha e branca trazem sorte, o dourado atrai riqueza, os apaixonados costumam trocar leques ao invés de alianças, nos casamentos fazem parte da tradição noivo e noiva usar leque em determinado momento da cerimônia, e nos funerais costumam presentar com leques cinza esverdeados que devem ser usados somente uma vez. Os tamanhos dos leques podemos definir os de 18 cm a 20 cm usados por mulheres e os 23ª 24 usados por homens. Na cerimônia do chá os leques japoneses são usados exclusivamente para pedir formalmente um pedido de desculpas ou declarações importantes. Há também uma simbologia em imagens com pássaros que representa um casal amoroso e as carpas significam sorte e longevidade.

Veja Também  Márcia Sakumoto: Japão KAWAII, coisinhas fofas e bonitinhas

E como podemos encontrar leques em diversos lugares do mundo, agora você conhece mais sobre esse elegante produto que pode ser uma linda lembrança para você ou para presentear alguém, além de saber em qual ocasião e como é usado no Japão.

Deixe seu comentário para eu saber o que você achou, curte e compartilhe com aquela pessoa que também adora o Japão.

Até a próxima!

Sayonara.

Márcia Sakumoto

 

 

Imagens cedida pela colunista.

Loading

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens