Na coluna desta semana, vocês vão conhecer um pouco mais da Gisele Farina, autora da coluna “Cultura”, aqui do Portal do Andreoli. Gisele é jornalista, repórter, editora, roteirista e apresentadora do canal do YouTube TV Bastidores com Gisele Farina!
- O que inspirou você a fazer jornalismo? Alguma situação ou alguém em especial?
É um história engraçada…Quando eu tinha uns 12 anos eu fui à Bienal do Livro e vi a repórter Ananda Apple fazendo uma matéria por lá. Eu olhei para ela, para a equipe e pensei: eu quero ser repórter. Isso me marcou muito por que me perdi da turma e foi a maior confusão.
- Você começou a carreira como repórter, depois foi apresentadora, editora chefe. Conta um pouco mais pra gente sobre essa sua trajetória!
Meu primeiro trabalho na área foi no canal Universitário.Fazia produção e edição de texto. Depois trabalhei com assessoria de imprensa , fui repórter do núcleo digital da Editora Abril, professora do Senac até que comecei na rede TV! Foi um divisor de águas para mim. Lá eu aprendi muito entrei como produtora executiva e tive a chance de ser repórter em um dos programas mais bacanas da TV aberta que é o Leitura Dinâmica. Depois surgiu a oportunidade de apresentar o Jornal das 22 com o jornalista Alexandre Giaccheto na Rit TV, nessa época apresentei o projeto para um programa diário com notícias de lazer, entretenimento e cultura, e deu super certo. Está no ar até hoje!
- Você tem um canal no Youtube. Como e quando surgiu a ideia de criar esse canal?
Na verdade, as pessoas me cobravam muito. Como estavam acostumadas a com as pautas do Leitura, tanto meus amigos como os artistas e produtores me estimularam a criar um canal para falar de cultura.
- Você está sempre entrevistando pessoas famosas e influentes. Bate uma certa ansiedade? Já entrevistou algum grande ídolo? Quem?
Olha, de verdade, é uma coisa que eu faço com tanto prazer que me divirto muito. Fico ansiosa mas é uma ansiedade boa, sabe?
Sobre entrevistar um ídolo acho que o mais incrível foi o ator Hugh Laurie que estava no Brasil para fazer um show. Foi muito simpático, diga-se de passagem. Agora,
entrevistar a Eva Wilma, Ary Fontoura, Regina Duarte, Ivete Sangalo, Gil, Laura Pausini, foi muito especial.
- Como é essa rotina (se é que dá pra chamar assim), sempre em meio a tantas peças, espetáculos, shows e eventos? É mais um lazer ou um trabalho mesmo?
Pra mim é lazer. Não enxergo como trabalho. Muitas vezes não consigo assistir ao show completo ou ir em todas as estreias de teatro que eu gostaria, mas tento conciliar a vida pessoal e a rotina do show bis.
- Na hora da folga, você vai ao teatro ou procura algo totalmente diferente para passar o tempo e relaxar?
Teatro é minha prioridade mas adoro ir ao cinema e curtir a família com Netflix e pipoca.
- Você tem ideia de quantas peças de teatro você já assistiu ou já perdeu a conta?
Perdi a conta! Boa pergunta. Acho que um dia vou tentar contabilizar.
- Deve ser difícil classificar, mas se fosse possível escolher 3, quais foram os 3 mais inesquecíveis espetáculos teatrais que você já assistiu?
A primeira foi Macbeth com o Antonio Fagundes e Mara Carvalho na década de 90 no teatro Sergio Cardoso. Eu fazia curso de teatro na escola e o professor nos levou no camarim.
Pensa um adolescente conhecer o Fagundes assim de pertinho! Acho que a segunda, foi a peça “As Favas com Escrúpulos” com Bibi Ferreira, Juca de Oliveira e Adriane Galisteu. Agora a terceira e mais recente foi “A visita da Velha Senhora” com a Denise Fraga.
- São Paulo é o polo da arte, cultura e entretenimento. Você acha que as pessoas que vivem aqui realmente usufruem de tudo isso? Esse tipo de lazer é acessível a pelo menos maior parte da população?
Tem de tudo! O circuito cultural da cidade é tão variado e te muitas opções, e é possível sim se divertir gastando pouco.
- Quem acompanha seu trabalho e suas redes sociais sabe que você está sempre inovando com projetos novos. Pode nos dar algum spoiler de algum novo projeto para o ano que vem?
Tenho muito projetos, parcerias bem interessantes todas ligadas à cultura e entretenimento. Até o fim desse ano conto tudo para vocês na minha coluna aqui no Portal. Fiquem de olho.