Kacau entrevista o colunista Luiz Pedro

Hoje vamos conhecer um pouco mais do nosso colunista Luiz Pedro, e perguntar a ele algumas coisas que as vezes não temos tempo nem a oportunidade de perguntar ao nosso dentista. Luiz é cirurgião dentista, técnico em prótese dentária e autor da coluna “Criando Sorrisos”, aqui do Portal.

 

  1. Luiz, o que levou você a escolher essa profissão? Alguém o inspirou?

A minha inspiração foi a minha família. Meu pai é dentista e protético, meu irmão mais velho é dentista, e o irmão do meio era protético. Sendo o caçula da prole, não tive como escapar, rssss. O laborátorio do meu pai era em casa e eu sempre brincava com os modelos de gesso, várias e várias bocas, era divertido. Sempre soube que ía ser prótetico ou dentista, e no final segui o meu pai, acabei sendo os dois.

  1. são os maiores problemas da saúde bucal de hoje em dia? Eles tem solução?

Sem dúvida é falta de conhecimento sobre prevenção. A maioria das doenças bucais podem ser evitadas através de uma boa técnica de esvocação. Apesar de ter reduzido muito os índices de cárie e gengivite nas últimas décadas, no dia a dia do consultório, ainda percebo que a população não tem o hábito de escovar os dentes da maneira correta.

Sempre converso com os meus pacientes sobre técnicas de higienização. É um trabalho de formiguinha, mas aos poucos vamos transformando sorrisos. O legal da vida é compartilhar conhecimento.

  1. Uma doença que começa na boca, pode ocasionar outras doenças no organismo?

Uma ótima pergunta.
Com toda certeza, parece jargão, mas é a pura verdade, a saúde começa pela boca. Um exemplo desta relação boca x organismo, é a endocardite bacteriana.
A endocardite bacteriana é uma infecção nos tecidos do coração, causada por uma bactéria presente na boca. Um dente cariado,gengivite e periodontite, são focos de bactérias, que podem atingir a corrente sanguínea e parar no coração.
Cerca de 40% dos infartos do miocárdio são causados por infecções de origem bucal. Hoje em dia as especialidades médicas estão muito mais próximas, cooperando para a saúde geral do paciente.

  1. As pessoas hoje em dia se preocupam mais com a estética do sorriso ou com a saúde bucal?

A estética sempre vem em primeiro lugar, vamos ao dentista apenas quando o dente dói, ou quebra. A verdade tem de ser dita, ir no dentista é muito chato, rssss.
O grande segredo é a prevenção.
Todo mundo tem um pouco de medo de ir ao dentista, eu confesso que tenho, também fico tenso.
Sou um ser humano e também preciso ir ao dentista. Já tive alguns problemas, quando criança quebrei dois dentes da frente, e também perdi um dente do fundo, ou seja, também já tenho uma grande experiência como paciente.
E teve o lado bom!! Com certeza eu me tornei um dentista melhor. Em todo atendimento eu me lembro de como é desconfortável sentar na cadeira do dentista.  Respeitar o ser humano, seus medos e traumas é fundamental na hora do atendimento.
Antes de um sorriso bonito, é preciso ter um sorriso saudável.

  1. Quais as novidades no mercado, tanto para os dentistas quanto para nós consumidores?

A odontologia esta passando por uma revolução tecnológica. A quarta revolução industrial também chegou para aos consultórios e profissionais da área. Hoje existem aplicativos que permitem realizar a arquitetura do sorriso. Desenhamos os dentes de acordo com o formato do rosto. Isso é fantástico, pois conseguimos ter previsibilidade do tratamento.
Também contamos com software poderosos, que simulam todos os movimentos dos dentes em um tratamento ortodôntico.
Outro grande avanço, foi a prototipagem. Com as impressoras 3D, imprimimos as tomografias óssea, podemos similar toda a cirurgia em um modelo fiel. Com certeza a tecnologia esta aí para ajudar a medicina odontológica, mas não podemos esquecer que existe um ser humano ali na cadeira, com medo e ansioso, e que precisar ser acolhido e tratado com respeito.

  1. Como a alimentação interfere na saúde bucal? Quais as principais recomendações?

De um maneira bem simples e resumida, existem na boca milhões de bactérias.
São micro-organismos que se alimentam de restos de alimentos que deixamos após as refeições. O resultado da sua digestão é uma toxina que causa a destruição dos dentes e da gengiva.
O fundamental é não dar tempo destas bactérias trabalharem, realizando uma boa técnica de escovação. Muitos alimentos podem ajudar a manter a saúde oral. Frutas como maçã e pera são fibrosos, ajudam a limpar os dentes durante a mastigação, além de aumentar o fluxo salivar.
Castanha do Pará, nozes e brócolis formam uma película que reduz a ação das bactérias. Frango e ovos, são cariostáticos, ou seja, inibem a proliferação das bactérias.
Vale ressaltar que sucos, refrigerantes, balas e doces, são inimigos dos dentes. Além dos carboidratos que aumentam a acidez da boca, criando um ambiente propício para a proliferação das bactérias. Comer é um dos prazeres da vida, se feito com moderação e mantendo uma boa técnica de escovação, é possível ter uma boa saúde oral.

  1. O que não fazer e o que jamais usar na hora da higiene bucal?

Não devemos aplicar muita força na hora da escovação, isso danifica as gengivas e os dentes. O atrito da escova contra os dentes deve ser suave, não é força e sim técnica.
Não acredite em soluções milagrosas, existem por ai substâncias que prometem deixar a boca livre de germes e doenças, mas não tem mágica, o que funciona mesmo é uma boa técnica de escovação.

  1. Como eram as próteses há 10 anos atrás e no que elas evoluíram nos dias de hoje?

As prótese estão sempre em evolução, a indústria investe pesado nas pesquisas.
O ser humano moderno está muito veloz, tudo tem de ser rápido e prático.
A principal mudança na última década foi a velocidade de produção das próteses.

  1. Quem é o Luiz Pedro nas horas de folga? Como você gosta de passar o tempo?

Sou muito caseiro, no fim de semana curto ir para praia e ficar no meu canto.
Gosto muito de acampar, hoje já não fico mais em barracas, tenho um trailer ancorado em um camping aqui no litoral de SP, sempre quando posso eu pego a estrada. Junto a minha família e amigos para curtir a sombra do belo chapéu de sol que tenho do lado do trailer.
O mundo do campismo ensina muito, você descobre que precisamos de muito pouco para viver.

  1. Um conselho para quem pretende estudar odontologia e se estabelecer no mercado.

A odontologia é bem complexa. É preciso ter os conhecimentos de um médico, o dom de um artista e a paciência de um monge.
A principal dica que posso dar para quem está pensando em cursar odontologia é fazer um curso de técnico em prótese dentária primeiro.
Este caminho é mais longo, mas lá na frente você vai ter outra visão sobre o grande universo que é a boca.

 

Agende sua consulta!

Dr. Luiz Carlos Caldeira Pedro
Cirurgião Dentista
Av. Luiz Stamatis, 431 lj 24/25
Jaçanã -SP
Tel.: (11) 2241-3658

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens