Hoje tenho um convite para todas empresárias e empreendedoras brasileiras que tem interesse no mercado internacional.
Antes de falar sobre o evento, vou contar algumas histórias para te inspirar e encorajar.
Sim, eu sei que quando falamos em internacionalização de empresas as pequenas empreendedoras imaginam que é impossível.
Afinal, se está difícil trabalhar no mercado interno, como vou me atrever fora do país? Sem contar que seria um grande passo e você pensa que ainda não está preparada.
No início da pandemia, uma dona de confecção no interior de São Paulo me enviou uma mensagem dizendo que não sabia o que fazer, o comércio estava fechado, as pessoas sem sair de casa…como ela iria sobreviver? Sugeri venda online e ela respondeu que não sabia lidar com as ferramentas tecnológicas, o máximo que fazia era conversar por WhatsApp.
Nesta semana, recebi uma mensagem desta empreendedora contando que havia realizado a primeira venda para os Estados Unidos. A remessa tinha acabado de ser enviada e ela estava toda feliz e realizada.
Pensa na alegria de ver seu produto ultrapassando fronteiras, com etiquetas em outros idiomas e pagamentos em outras moedas.
Uma especialista em comércio exterior costuma dizer que existem compradores interessados em conhecer os produtos e serviços brasileiros.
Outra história é a de uma advogada que precisou voltar para a casa quando o pai faleceu. Viver no campo não era o que tinha planejado, mas às vezes a vida nos leva para outros caminhos.
No sítio descobriu uma fruta exótica, típica da região, resolveu fazer uma geléia e o resultado foi surpreendente. A esta altura, você já prevê, ela começa a presentear a família, os amigos e vizinhos e quando percebe se transformou numa empreendedora que vende geléias. Atualmente seus produtos são comercializados em vários países.
As viajantes de plantão sabem que é comum encontrar produtos Made in Brazil nas lojas e department stores pelo mundo. E dá um orgulho imenso ver nossas marcas valorizadas no exterior.
Agora você está pronta para se inscrever GRATUITAMENTE na Rodada Virtual de Negócios Mercosul: Mulheres Empresárias no Comércio Exterior que será realizada nos dias 27, 28 e 29 de julho para os setores:
- Moda, Design, Casa e Decoração
- Alimentos e Bebidas
- Indústria criativa
- Serviços de Consultoria e Profissionais Liberais ( Arquitetos, advogados, RH, engenheiros, nutricionistas, EAD, coaching, etc).
Este evento é organizado pela CEMM Convergência Empresarial de Mujeres del Mercosur, BID Banco Interamericano de Desenvolvimento e ConnectAmericas, a primeira rede social empresarial da América Latina e o Caribe dedicado à promoção do comércio exterior e investimento internacional, com o propósito de ajudar as pequenas e médias empresas a fortalecer seus negócios.
Participantes dos países: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia.
É como dizem, quando o trem das oportunidades passar pela sua vida, entre no vagão e descubra novos lugares, amplie seu networking, conheça outras culturas e idiomas. E principalmente, faça negócios e ganhe dinheiro!
Está com medo? Vai com medo mesmo! Se joga!!
Inscrições gratuitas pelo link:
https://mbmapp.com/event/rncemm2021
Lilian Schiavo
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem: mbmapp