Lilian Schiavo: Gerenciar crises é uma arte

crises

Teoricamente líderes são pessoas acostumadas a gerenciar crises, afinal, elas surgem repentinamente, podem ser causadas por uma tragédia da natureza, um boato, um acidente, mudanças na política ou na economia.

Segundo o Wikipedia, gerenciamento de crise é um método administrativo que visa a redução de prejuízos no momento em que ocorre uma disrupção, por motivos internos ou externos, no processo normal de determinada organização.

Quando falamos em crise pensamos em conflitos, escassez e problemas.

Vivemos num mundo difícil, onde precisamos aprender sobre comunicação não violenta, pois as pessoas estão muito sensíveis, qualquer trejeito, olhar ou frase podem causar uma discussão ou crise. É preciso estar atento, pois uma palavra equivocada pode provocar um verdadeiro desastre. Falar é como andar pisando em ovos!

Conheço pessoas que vendem dificuldades para oferecer “soluções”, fazem com que tudo pareça muito complicado, criam obstáculos intransponíveis, prazos impraticáveis e acabam se transformando em fracassos anunciados, pois o cliente desiste da ideia e, assustado, sai em busca de outra alternativa. Esse tipo de fabricante de problemas sempre vai buscar uma desculpa em fatores externos para justificar seu insucesso.

Fui chamada para resolver uma crise e lá vou eu tentar entender o que estava acontecendo. Era um conflito interpessoal que virou uma partida de futebol, as pessoas tomaram uma posição e quem estava de um lado não falava mais com o outro, parecia briga de escola com a diferença que a consequência desta dicotomia numa organização afeta a fluidez da comunicação, o desenvolvimento e resultado do trabalho além dos prejuízos financeiros.

Ao buscar a raiz do problema encontrei indivíduos que ainda não perceberam que a vida não é do jeito que eles querem, que possuímos pensamentos diferentes, outros valores e crenças e somos imutáveis. Sim, precisamos aceitar o outro como ele é, com todas as diferenças possíveis e imaginárias, aprender a conviver e acima de tudo respeitar.

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Parece óbvio na teoria, mas na prática ainda estamos engessados em nosso pequeno mundo sem ter coragem para abrir os olhos e enxergar como é estimulante aprender  e conhecer novos jeitos de viver, pensar e ser.

Momentos de crise são excelentes para uma pausa, uma reflexão profunda do que deu errado, pensar no que aconteceu. Escolher se é momento para corrigir a rota ou mudar completamente de caminho.

Se você está na zona de conforto, vivendo no automático sem pensar muito e sua vida se resume a acordar e fazer tudo igual sem questionamentos e repentinamente alguém puxar o seu tapete, não se desespere, aproveite para virar uma fênix e renascer melhor, mais forte, corajosa e capaz.

Finalizo com uma famosa frase de John Kennedy:

“Quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e outro representa oportunidade.”

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