Tenho escutado falar em mudança em todos os lugares que vou, nas palestras, conversas entre amigos, escola… dá a impressão que uma onda de inconformismo atingiu a população.
O que acontece é que o mundo está se transformando, espero que melhore, que aprendamos com os erros do passado e possamos olhar para o futuro com esperança.
Estive numa palestra sobre a China e levei um susto, tudo o que eu pensava sobre a economia e o povo chinês estava equivocado. Atualmente a China ultrapassou o Japão e a Coréia e apresenta dados impressionantes de crescimento econômico.
Entre as 10 maiores empresas de internet do mundo, 4 são chinesas. Quando falamos em número de registros de patentes no ano, a China lidera, seguida pelos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul. A previsão é que a China vai se tornar o maior PIB mundial em 2025.
Quando falamos em unicórnios, não aqueles animais da mitologia representados por cavalos com um chifre no meio da testa, mas startups que valem mais de um bilhão de dólares, o ranking mundial fica assim: 1ºlugar: Uber (EUA), 2ºlugar: Didi Chuxing (China), 3ºlugar: Xiaomi (China) e 4º lugar: Meituann (China). A China é sede dos 5 maiores unicórnios dos mundo!
Poderia passar horas demonstrando índices que mostram a soberania da China, mas acredito que já deu para entender o que aconteceu. Um país com dimensões gigantescas e uma população imensa conseguiu mudar de patamar, se transformou num exemplo de economia com padrões de alta sofisticação.
Se você , assim como eu, já passou dos 50 anos, deve se lembrar da imagem que tínhamos da China, um país especialista em produtos de baixa qualidade, uma cópia barata de brinquedos e roupas que eram o desejo de consumo de todos.
Observe que hoje os produtos vindos da China são altamente competitivos e com uma tecnologia avançada. Em 2016 ocupava o 8º lugar entre os investidores do nosso país e em abril de 2017 se tornou o maior investidor estrangeiro no Brasil.
Estes dados impressionam, mas o que me chocou foi a imagem da cidade de Shangai em 1987 e outra tirada em 2013, foi um salto para o futuro alcançado em menos menos de 3 décadas!
Isso me faz refletir sobre a forma como eles conseguiram sair de uma situação de inferioridade e atingir o topo da economia. Lembramos que existia uma política do filho único, isso implica num casal onde ambos trabalham e somam os ganhos para investir num dos valores que acreditam: a educação.
Para mim fica claro que toda a transformação do país aconteceu graças a um investimento maciço na educação, o ensino de alta qualidade coloca Xangai liderando desde 2012 em Matemática, leitura e ciência, os 3 rankings do PISA , o Programme for International Student Assesment (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Lembro que a Coreia do Sul se transformou no tigre asiático investindo também em educação desde a mais tenra idade, passando de um país destruído por guerras sucessivas para uma potência na indústria automobilística e no segmento de eletrônicos.
Existe uma teoria que diz que países que não exportam produtos ou serviços, exportam pessoas e talentos, neste caso destaco a Índia e sua expertise em gênios da informática.
Tudo isto para dizer que eu acredito no Brasil, na nossa capacidade de mudança de patamar, de crescimento e superação.
Nasci em São Paulo, cresci e aprendi tudo o que sei com meus pais e professores e sou muito grata a eles. Acredito que podemos individualmente mudar a história de nossas vidas, não vivemos em castas, somos livres para escolher o que fazer, conheço histórias fantásticas de pessoas que são vencedoras e começaram do zero.
Para se tornar protagonista não existe uma receita de bolo, você pode decidir ser uma empreendedora e montar um negócio próprio, pode escolher ser uma esportista, lutar judô, nadar… ser uma livre docente na universidade, uma bailarina do Bolshoi, uma pianista virtuosa, não importa, o que vale é que você descobriu aonde quer chegar e como fazer para chegar lá.
Eu fico aqui torcendo por você, por nós e pelo Brasil!