Márcia Sakumoto: Kokeshi, pequenas bonecas japonesas

Quem nunca se encantou com uma Kokeshi, pequenas bonecas japonesas super bonitinhas feitas de madeira com cabeça esférica e tronco cilíndrico, seu rosto, cabelos e quimonos pintados à mão com traços delicados e bastante característicos.

Denominadas kokeshi seu significado literário é ko, pequena, keshi boneca de madeira, nasceu no período Edo (1603 – 1868) como lembranças para os clientes que frequentavam onsen (águas termais) no norte do Japão. Naquele tempo elas eram diferentes, esculpida em madeira com linhas na cor preto, vermelho e branca com traços pintados `a mão, passado de pai para filho.

Foram criadas a partir de sobras de madeiras, explorando a criatividade dos artesãos. Não eram apenas brinquedo de criança, consideradas amuletos de sorte as kokeshi são dois tipos: tradicionais conhecidas como (dento) e as modernas (Shingata). As tradicionais possuem linhas e traços marcantes de acordo com o lugar em que foi criada, e levam o nome da região de origem. As modernas usam traços mais contemporâneo por conta da criatividade de cada artesão.

Na crença atual da cultura japonesa as kokeshi é vista como amuleto protetor da crianças e cada cor pode ter um significado específico:

Rosa: delicadeza

Amarelo : Alegria

Azul : inteligência

Lilás : Beleza

Verde: Liberdade

Vermelho : Sucesso

Branco : Tranquilidade ou paz

Preto: modernidade

A versatilidade e beleza dessas bonecas permite combina-las a objetos decorativos, em tatuagens, pinturas e até case para celulares. Coleciona-las também é bastante comum, pelo Japão e pelo mundo, as inúmeras variedades de estilos, cores e tamanhos permite-nos explorar o mundo com das graciosas Kokeshi, que inspiraram a criação de pequenos souvenir com sua imagem e formato . Também é no norte do país que existe o koksehi Doll Mini Museum na cidade de Miyagi,norte do Japão que coleciona kokeshi do país todo e de todos os tipos, vale a pena conhecer.

Um beijo e até semana que vem com mais Japão!

Sayonara

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens