Márcia Sakumoto: Museu do automóvel no Japão

automóvel

O Japão abriga um grande número de empresas que produzem carros, se tornou líder do mercado mundial nos anos 2000, posteriormente passou por uma queda devido uma competição com Coreia do Sul, Índia e a China que fez a grande Toyota correr e disparar em 2008 ultrapassando a americana General Motors, a colocação vem oscilando entre Estados Unidos, China, Japão, Índia e Coreia do Sul. Esse mercado ainda é o grande impulsionador da economia por aqui, por isso a ideia de manter viva a evolução e a importância da história através do Museu do Automóvel no Japão.

Essa história começou em 1935 quando a pioneira Toyota, ainda uma manufatureira têxtil, começou a construir carros lançando em 1936 o modelo Sedã Toyota AA o primeiro carro de passageiros chega ao mercado japonês alguns ienes mais barato que o americano Ford e Chevrolet. Com dimensões generosa capacidade para 5 pessoas e interior todo aveludado a Toyota inicia suas conquistas. Essa réplica impecável é o anfitrião do Museu do Automóvel de Toyota que conta cronologicamente a história da evolução automobilística, a exposição principal com 140 veículos meticulosamente restaurados de diversas marcas e do mundo inteiro.

Primeiro carro de Karl Benz 1886 / Toyota AA 1936
Primeiro carro de Karl Benz 1886 / Toyota AA 1936

O caminho pelo século XIX começa no segundo andar do museu com o primeiro veículo fabricado pelo alemão Karl Benz em 1886 com uma aparência de carruagem sem cavalos motorizada com três rodas. Aqui surgiu uma dúvida: e Henri Ford?

Henri Ford construiu sim um carro, mas 10 anos depois de Karl Benz com quatros rodas sendo montado em linha de produção com custo mais baixo popularizando as vendas de automóveis.

Seguindo pelo museu é possível se maravilhar com carros antigos luxuosos, aprendendo com a história voltando no tempo. Infelizmente não podemos entrar nos veículos, mas só de estar bem pertinho podendo analisar cada detalhe é uma grande emoção ainda mais se for uma apaixonada como eu por relíquias.

Veja Também  Fernando Calmon: ICMS alivia preço dos combustíveis, mas ainda é preciso economizar

Os olhos brilham com o esportivo 2000GT elegante carro Toyota que alcança a velocidade de 217km/h um dos mais rápido que a empresa já fabricou. A charmosa Mercedes Benz 500Z fabricada nos anos 30 de enorme sucesso. A estilosa Mercedes Benz 300SL o primeiro cupê com portas que se abrem como para cima. O Jaguar XK120 considerado absolutamente sensacional em 1948, e o meu preferido Cadillac Eldorado BIAM 1959. Ferrari 512BB 1979, Ford Mustang 1964, SPY309C, Hilux 1987, Fusca preto, Subaru Leoni 4WD, Rolls Roycer, Audi Quattro, BMW Isetta, Mitsubishi Colt Galant GTO MR, Nissan Silvia CSP311, Volvo PV 544, FORD Thunderbird, e o mais atuais Toyota Prius, LFA e Toyota Mirai Hybrid.

A exposição conta visitas guiadas com duração de 2 horas, para visitas guiadas em inglês precisam ser previamente agendada, além da ajuda tecnológica, organizado em sequência cronológica bastante pertinente com possibilidade do sistema de áudio individual, no qual o visitante pode executar acompanhando a história do carro, basta baixar e instalar o aplicativo através do site do museu no seu smartphone com fone de ouvidos pare em frente ao carro digita-se o número da placa que há em cada carro iniciando a explicação. Disponível em quatro línguas coreano, chinês, japonês e inglês o aplicativo de guiado por áudio conseguimos aproveitar melhor a visita e adquirir novos conhecimentos.

As informações e panfletos explicativos também estão traduzidos nas quatros línguas.

O museu também possui restaurante, cafeterias, biblioteca, cantinho para as crianças descansarem, lojas de souvenir para garantir uma recordação e uma área externa no alto da colina com uma linda vista para piquenique.

Olha que interessante: o Brasil terá dentro de dois anos na cidade de Campos de Jordão um belíssimo museu de carros antigos e cursos para restauradores agregando a coleção de OG Pozolli, antigo mobilista brasileiro falecido em 2017, realizando seu sonho de manter seus carros sempre reunidos em um museu. Vamos aguardar.

Veja Também  Fernando Calmon: Novo Civic está entre os melhores híbridos do mercado

Até semana que vem!

Sayonara

 

Museu Automobilístico Toyota

Nagakute City Prefeitura de Aichi 480-1118 41-100

Representante: 0561-63-5151 / Visit · Somente informações: 0561-63-5155

[Horário] 9: 30 ~ 17: 00 (recepção até 16:30)

[Dia fechado] segunda-feira (dia que vem se for um feriado) e o feriado de Ano novo

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens