Márcia Sakumoto: O belíssimo outono japonês

Quando me perguntam qual a melhor estação para conhecer o Japão, sem pensar digo logo: primavera, o clima, os sakuras e as flores colorindo o país deixam tudo deslumbrante. Porém primavera agora só no Brasil, por aqui ficamos com o belíssimo outono japonês, também um espetáculo emocionante da natureza, por isso, esse é nosso assunto da semana.

O outono começa no final do mês de setembro segue até o início do mês de dezembro, fazendo uma deslumbrante transformação na natureza. As temperaturas podem chegar 15 graus máxima,e mínimas de 6 graus durante à noite, o que colabora para fascinante apreciação das lindas momijis , mapples ou folhas de outono com coloração amarelada, avermelhada e alaranjada que surgem nas copas das árvores, nos indicando que o inverno já vem, mas em um mês cobrem o chão de parques e ruas formando verdadeiros tapetes de folhas secas com coloração única de outono. Por todo Japão é possível encontrá-las embelezando as montanhas, parques, jardins, templos, santuários e as ruas arborizadas no meio das cidades. A tradição é ir passear com a família e amigos para fotografar e agradecer por mais uma passagem de estação, chegada de um novo ciclo através da apreciação da natureza, os passeios podem ser realizados tanto de dia quanto durante à noite, onde iluminações artificiais deixam o espetáculo ainda mais emocionante.

A tradição vem do século Vl, era o passatempo da aristocracia da época, com o passar dos anos foi popularizado tornando – se festivais de boas – vindas a estação. O equinócio de outono shunbun-no-hi costuma ser feriado, três dias antes e três dias depois formando uma semana. O budismo entende que o Higan (o outro lado) é o mundo da iluminação espiritual sem dor e sem problemas, pois tudo já foi superado, contrastando ao Kogan (esse mundo), por isso durante essa semana como forma de gratidão aos ancestrais os túmulos são enfeitados com flores.

Veja Também  Gisele Farina: “Espetáculo Amigas Pero no Mucho”

Nos noticiários durante o outono, demostram mapas das regiões, onde ocorrerão os festivais e o desenvolvimento dos momijis, movimentando assim o turismo interno, um site de previsão dos momijis também informa com detalhes todos os lugares para prestigiar o belíssimo outono japonês.

O outono com seus momijis influEnciam todo o Japão na gastronomia, drinks, decorações e até a mesmo a moda cria tendências bastante originais homenageando a estação. Impresso ou pintado os momijis estão em quimonos, jogo de cama, almofadas, tapetes, cortinas e acredite até os tênis ganham novas estampas com as folhas de outono. Um par de tênis como esse pode chegar a custar $300 dólares, mais ou menos R$1300.

Você que adora o Japão e quer saber muitas curiosidades nipônicas fique conosco aqui e me siga nas redes sociais para não perder nada.

Você que mora no Japão recomendo a cidade de Toyota em Aichi ken onde todo ano acontece o festival momiji, segue abaixo o endereço, excelente lugar para conhecer o festival e apreciar os momijis. Bom divertimento!

koen Korankei Iimori Asukecho, Toyota, Aichi 444-2424.

Beijos!!! Até semana que vem com mais Japão!

Sayonara

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens