Márcia Sakumoto: Oshougatsu – Ano Novo

Ano Novo

A preparação para o Oshougatsu – Ano Novo aqui no Japão começa com o OOSOUJI, a limpeza da purificação para receber os deuses e antepassados. As residências, empresas, estabelecimentos, cidades, bairros todos se empenham  para iniciar o ano novo alinhando as energias, agradecendo ao ano que termina e também agradecendo ao que se inicia.

A partir do dia 25 de dezembro se desfazem dos enfeites de Natal para dar lugar às decorações de Ano Novo, colocadas no dia 28 de dezembro. Os ornamentos estão por toda as entradas principais de lojas, hotéis, residências e estabelecimentos. Simbolizando firmeza, prosperidade e longevidade o KADOMATSU, com vários tamanhos, são feito de brotos de bambu, pinheiros e ramos de ameixas, convidam os deuses a visitarem e abençoarem os lugares e pessoas.

Devem ser queimado após o dia 15 de janeiro.

Os SHIMEKAZARI convidam os deuses a trazerem fortunas e afastarem os maus espíritos. Feito de corda de palha, pinho e uma laranja amarga devem ser pendurados nas portas e entradas  principais.

Na noite do dia 31 de dezembro iniciam as celebrações do Oshougatsu – Ano Novo japonês, envolvendo rituais sagrados, agradecimentos, descanso, reflexões e reuniões familiares, compartilhando comidas típicas de Ano Novo.

Faz parte da tradição saborear TOSHIKOSHI SOBA um tipo de macarrão mergulhado em um caldo quente, numa tigela coberta de cebolinhas verdes e camarões empanados e fritos. OZONI é uma sopa clara especial com mochi, bolo de arroz. Mas comer mochi pode ser perigoso, por ser pegajoso entala facilmente na garganta podendo levar a engasgamento ou asfixia. A recomendação é cortá-lo em pequenos pedaços para facilitar a mastigação que deve ser lenta.

OSECHI RYORI simbolizam felicidade, riqueza e esperança. Reunidos em caixas (juubako) lindamente organizadas, a comida assada, marinada e cozida serve a família que se delicia dizendo adeus aos acontecimentos ruins, compartilhando sentimentos bons para o Ano Novo.

Acompanhando o programa de TV com quase 4 horas de duração, KOUHAKU UTAGASSEN transmitido pela NHK na sua 69 edição esse ano, artistas consagrados duelam músicas onde jurados e público definem qual a melhor equipe.

 

Próximo ao momento da virada sem fogos de artifícios, o ritual budista JOYA NO KANE é a preparação para uma entrada de ano limpa e renovada, ouvindo as 108 badaladas dos sinos nos templos, simbolizando a purificação dos pecados mundanos do homem. A última badalada será exatamente às 00:00.

Vestidos de kimono e hakama, a primeira visita ao santuário é denominada HATSUMOUDE, podendo ter início na noite de 31 de dezembro levando os amuletos do ano anterior até uma enorme fogueira para serem queimados eliminando as energias ruins captadas pelo amuletos.

HATSUHINODE acontece em 1 de janeiro, onde as famílias acordam cedo para acompanhar nos litorais ou montanhas o primeiro nascer do sol. A maioria depois retorna aos templos para aquisição de novos amuletos e talismãs como:

EMA – Placas de madeira escritas e desenhadas com agradecimentos e desejos.

HAMAYA – Amuletos em forma de flecha, normalmente presenteados às crianças. Com a simbologia de matar demônios.

OMAMORI – Talismãs de proteção, serve para parto, contra acidentes e até passar no vestibular.

E o tradicional OMIKUJI – Um oráculo com descrição de mensagens de sorte. Caso tire algo ruim, deve-se amarrá-lo para garantir que sua má sorte fique bem presa ali. Podemos nos considerar afortunados por saber a mensagem boa ou não tão boa, pois temos a possibilidade de nos precavermos, transformando nossas más sorte.

O que faz a alegria das crianças é o OTOSHI-DANA uma espécie de mesada. Os pais e avós presenteiam-as com um envelope específico para isso com valores em dinheiro, definidos pela idade das crianças.

O comércio também aproveita as boas vindas do Ano Novo. A partir do dia 1 de janeiro, no período da tarde, começa a comercialização das FUKUBUKURO, famosas sacolas da sorte. A sacola possui um valor e no seu interior vários produtos com valores abaixo do seu preço real, trazendo uma vantagem ao consumidor e ao comércio: a chance de queimar o estoque. Muitos aproveitam essa data para fazer compras, pois as sacolas possuem todo tipo de produto.

Se você prefere comemorações mais ocidentais, há a contagem regressiva no cruzamento mais movimentado de Tokyo, em  SHIBUYA, conhecido centro da moda e da cultura jovem onde nascem muitas tendências.

E ROPPONGI para uma virada mais dançante com as baladas, festas nas casas noturnas, bares e muita agitação.

Virada a bordo de um cruzeiro pela baía de Tóquio para Maihama ao Norte, com partida às 22:30 e  retorno à 01:00 com serviço de buffet completo incluindo bebidas, bandas, DJs e animada contagem regressiva, também tem. Além dos CountDown Party nos parque temáticos como a Tokyo Disney, Universal Studios em Osaka, Nagashima e Huis Ten Bosch com seus espetáculos musicais e iluminações.

No dia 2 de janeiro é realizado a Cerimônia kokyo Ippan Sanga quando o Palácio Imperial abre seus portões aos cidadãos para a primeira aparição no ano da família Imperial, felicitando a todos pelo Ano Novo.

A virada de ano no Japão pode ser uma experiência única e, porque não, transformadora.

Temos a possibilidade de experimentar vários formatos.

Eu com minha família já passamos no estilo japonês, esquiando, viajando, hospedados em hotéis, mas nossos últimos anos têm sido ao lado dos muitos primos e amigos que moram aqui. Por ser um feriado extenso, normalmente nos reunimos em casa, montamos uma ceia brasileira com pernil, maionese, farofa, aquela baguncinha alegre e calorosa que sabemos fazer bem. Assim é uma maneira de estarmos mais próximos a nossas raízes. Só temos que tomar cuidado com o barulho, pois o Japão é muito silencioso. Se exagerarmos, recebemos a visita da polícia pedindo para abaixar o som e o tom de voz por reclamações de vizinhos. Fica a dica!

Nossa Ceia de Ano Novo

Agradecer a jornada percorrida nos permite os melhores sentimentos e energias para o próximo ano.

Nos reencontramos em 2019. Desejo uma excelente festa, repleta de energia positiva, amor e sorriso.

  • Desejando  FELIZ ANO NOVO em japonês: 

Até dia 31 de dezembro os japoneses falam: YOI OTOSHI O!, desejando uma boa virada.

E depois do dia 1 de janeiro falam: AKEMASHITE OMEDETO GOZAIMASU!, finalmente desejando um Feliz Ano Novo!

 

FELIZ ANO NOVO, em português, pra vocês!!!!

Beijossss!!! Até semana que vem!!!

8 respostas

  1. Nossa que legal!!! Muito interessante saber de uma Cultura tão diferente da nossa! Convivemos muito de perto com a comunidade japonesa no Brasil, mas acabamos sabendo bem pouco dos costumes e tradições desse povo tão querido por aqui!
    Estou adorando essa coluna!!! ????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens