Márcia Sakumoto: Praticidade nas embalagens japonesas

Quem nunca se sentiu irritadíssimo ao perder seu tempo tentando abrir a embalagem de paçoca e ter que se contentar somente com um farelo, aquele pacote de bolacha “picadinha” ou aquela última bolacha que parece ter grudado junto a cola da embalagem sendo uma dificuldade tirá-la inteira, até desistimos dela.

Uma das preocupações no Japão é em manter a qualidade dos produtos, um produto mal embalado pode comprometer o resultado da qualidade ao chegar ao consumidor, por isso diferentes ideias são criadas demonstrando essa preocupação com a praticidade nas embalagens japonesas. Outro ponto é a facilidade em abrir as embalagens, tudo aqui é muito fácil de abrir, sempre vem um recorte na caixa, um picote no saquinho, embalagens ziploc para manter o produto mesmo depois de aberto e identificações em braile ou com códigos sensíveis ao toque dos deficientes visuais.

 Claro, que alguns exageram a bolacha vem embalada no plástico, organizada numa caixa de plástico dentro de uma caixa de papel, enfim uma eternidade pra degustar um docinho, mas tudo isso é facílimo de abrir, e representa um capricho, mantendo o sabor autêntico do produto. Organizar a reciclagem desse lixo todo com atenção e responsabilidade é o desafio. O lixo plástico deve ser lavado, seco e dispensado na data certa, em saco plástico correto da coleta, normalmente uma vez por semana. 

As embalagens tetra pack e paper pack são caixas usadas para os leites, produtos lácteos, sucos e chás super práticas de abrir, em vários tamanhos não necessitam a utilização de nenhum utensílio extra para abri-las, apenas com as mãos você verifica o lado certo, puxa as duas abas em sentido contrário uma da outra, para fora e forma o bico como de uma jarra para derramar a bebida no copo sem maiores acidentes. Além de conseguir armazenar em geladeira e não derramar nenhuma gota. Na dúvida é só seguir as instruções descritas nas caixas. Há caixas com uma pequena curvatura na parte de cima do lado contrário à abertura da caixa, refere-se a uma indicação para deficientes visuais não abrirem do lado errado. Todas as caixas são recicladas e devem ser lavadas, secas, cortadas no formato indicado na embalagem, podem ser deixadas em supermercados específicos para serem recicladas e tornarem novas formas como: papel higiênico, papel toalha e folhas de papel.  

Veja Também  César Romão: Princípio da generalidade ambulante.

As marmitas possuem recipientes de plásticos separado por quadrados onde se organiza de forma bonitinha a comida, sim os japoneses não misturam as comidas, eles comem tudo separadamente item por item, claro que não é uma regra para todos tipos e comida, mas no geral são distribuídos dessa forma.

Na linha dos cosméticos e higiene pessoal o creme dental vem com uma tampa enorme que não cai no ralo da pia, ou com a tampa acoplada ao tubo, alguns sabonetes faciais demaquilante são embalados por quantidade exata de uso para uma vez, ou seja, um pote minúsculo que ao removermos o lacre também bem fácil de abrir se transforma em um limpeza facial, isso facilita muito quando fazemos curtas viagens, conseguimos reduzir bastante o peso dos cosméticos. O produto de cabelo onde um lado é óleo e o outro creme, dobrar e pressionar ali está seu creme prontinho para uso, cabelos cheirosos e macios carregando apenas uma embalagem de 6ml.Frascos de shampoos e condicionadores são vendidos em embalagens refil para diminuir a produção de frascos plásticos.  

Enfim tudo que você pensar por aqui têm uma praticidade bem bolada nas embalagens, tornando nossa vida bem mais fácil, prática e confortável.

Mas como tudo tem dois lados, não podemos esquecer que o mundo está em luta pela diminuição do plástico, criado e utilizado de forma inconsciente por nós humanos. Depois de muita pressão de um grupo ambientalista, o fabricante do chocolate mais consumido no Japão, lançou uma campanha Tokyo 2020, a produção da embalagem externa de plástico foi substituída por papel facilmente dobrável para desenvolver um origami ao invés de ser descartado. Mas as embalagens das barrinhas ainda não foram alteradas devido a qualidade do produto poder ser modificada. A empresa declarou que com essa atitude ajudará a reduzir o desperdício de 380 toneladas de plásticos produzidos por ano. Super importante, porém que venham muitos outros passos, que seja exemplo a outros fabricantes, assim como para a população aceitar que existe com o que se preocupar. Praticidade é bom com consciência melhor ainda.

Veja Também  César Romão: Definindo seu contexto

O que achou?

Deixe aqui seu comentário e compartilhe com seus amigos.

Beijos!

Até semana que vem!

 

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens