Márcia Sakumoto: Sakura, Flor de Cerejeira

O assunto essa semana no Japão é a chegada da primavera. Apreciar a Sakura, flor de Cerejeira está bem diferente, o mar cor-de-rosa mundialmente famoso não recebeu muitas visitas esticando suas esteiras embaixo de suas copas para desfrutar sua beleza em um delicioso piquenique conhecido como O Hanami, evitando a aglomeração de pessoas devido os riscos por conta do momento delicado que estamos passando, mas sua exuberância nas ruas, praças e cidades seguem o espetáculo.

A maioria das 300 espécies florescem no período entre março e abril, e no inverno também acontece uma floração conhecida como Fuyu zakura (sakura de inverno) que se mistura as folhas avermelhadas de inverno. Apreciar a Sakura com sua beleza tão delicada, seu ciclo curtíssimo sendo levada pelo vento em pouquíssimo tempo desperta o pensamento para a fragilidade da vida, além da sua simbologia que é o amor, felicidade, renovação e esperança, tudo o que queremos nesse momento.

Assim a sakura inspira composições belíssimas como a canção SAKURA de Naotaro Moriyama, e a tradicional canção popular Sakura – Sakura. A floração da sakura chamada de (Mankai) por aqui, também mexia com os corações dos antigos guerreiros samurais que já apreciavam após mais ou menos após uma semana da floração a chuva de sakura (sakura fubuki) que são a queda das pétalas, um momento emocionante formando tapetse cor-de-rosa por caminhos em meios aos jardins ou flutuando nas águas dos rios onde suas encostas são repletas de sakura.

A sakura também é considerada um símbolo de sensualidade, erotismo e sexualidade, estimulando grandes marcas de cosméticos desenvolverem produtos com aroma adocicado intenso das flores de cerejeira, marcas como a l’occitanne, Dove e a Natura Brasil produzem cremes e loções.

Sabores de bebidas como frapuccino e produtos como canecas, copos, garrafas e presentes também são criados para desabrochar, assim como a sakura, o olhar do consumidor por aqui que sempre aguarda com anseio a chegada da belíssima primavera. Normalmente essas promoções são limitadas e costumam se esgotar rapidamente.

Algumas espécies de sakura têm seus frutos comestíveis, a cereja, porém no Japão a maioria das árvores não têm frutos, por isso é comum nessa época os doces serem feitos com as pétalas yaezakura e as folhas verdes da Sakura Oshima Zakura que possuem um sabor único. Normalmente são conservadas no sal por não serem consumidas frescas, em toda época de floração de sakura as lojas e docerias ficam repleta de doces peculiares e deliciosos como parfait, mochi, rocombole, bolos e chocolates de sakura por todas prateleiras.

Enfim como não se encantar com essa natureza maravilhosa que desperta nossos sentidos transbordando nossos corações de amor.

Nesse link abaixo você conhece mais sobre essa beleza divina.

https://portaldoandreoli.com.br/marcia-sakumoto-festival-hanami-sakura-flores-de-cerejeiras/

Até semana que vem com mais Japão!

Beijos, se cuidem!

Sayonara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens