Márcia Sakumoto – TAKOYAKI: iguaria popular no Japão

Japão

Ao passear pelas ruas, festivais ou em supermercados nos deparamos com um curioso estabelecimento ou barraquinha, normalmente anexo, onde uma pessoa com dois palitos vira de forma bem curiosa e rápida os bolinhos de aparência bem apetitosa. A iguaria muito popular no Japão, o TAKOYAKI, se tornou um sucesso a partir de 1935 na região de Kansai, cidade de OSAKA, a segunda mais populosa do país e famosa por sua gastronomia típica.

Tradicionalmente recheado com polvo em formato redondo chama bastante atenção não somente pelo sabor, mas também pela forma que são preparados.

Os estabelecimentos de Takoyaki possuem um vidro na cozinha, proporcionando assistirmos o modo de preparo do alimento. No caso das barracas podemos ver sem o vidro, bem de pertinho, o bolinho sendo preparado.

A mistura líquida de farinha de trigo, ovos, água e caldo temperado lembrando uma panqueca é derramada em uma Takoyaki Nabe ou Takoyaki ki uma chapa de ferro com cavidades esféricas preenchidas pela massa, acrescentado polvo cozido, gengibre vermelho e cebolinhas verde como recheio.

O preparador fascina com agilidade do manuseio dos dois palitos de ferro um em cada mão, virando uma por uma bolinha rapidamente tornando-as crocantes por fora e macias por dentro.

São servidas em pequenas porções de até 8 unidades ou embalados para viagem em até 24 unidades, cobertas por molho especial de Takoyake, algas nori e maionese.

A iguaria é facilmente encontrada em vários locais do Japão como mercados, barracas em eventos e restaurantes especializados.

Séculos passados, vindo da China, doces à base de farinha de trigo e água eram apreciados pela elite em formato de crepe no Séc VIII durante a ERA NARA (760 – 794dc), mais tarde denominado Fumoyaki tornaram-se indispensáveis nas montagens do Sen No Kikyo, caixas de comidas tradicionais comercializadas no ANO NOVO que acompanhavam a cerimônia do chá.

Na ERA MEIJI (1968 à 1912) acrescentou camarões e legumes mudando o nome para Monjayaki. Na ERA TAISHO (séc.XX) se tornou Choboyaki; anos depois se tornou Radioyaki, nome usado pelo ambulante Tomekichi Endo já que o aparelho eletrônico ícone naquele momento era o rádio, ao perceber o alto consumo de polvo na região Tomekichi Endo recheou os bolinhos com polvo mudando o nome para TAKOYAKI.

TAKO – POLVO YAKI – FRITO

Popularizado por todo Japão, inicialmente era vendido em Yatai (barracas de rua) chegando a estabelecimentos especializados nesta iguaria que atravessa continentes sendo exportado congelado para vários países.

Os lojistas também lucram com os takoyaki, em 160 metros, os dois lados da rua vendem utensílios especializados tanto para restaurantes como para uso doméstico, tornando fácil o consumo dos bolinhos tão apreciados.

O interessante é ver que não param as novidades. O bolinho se inova além da cozinha tradicional nipônica, trazendo novos sabores bem ocidentais, ou melhor mais italiano, como sabor Pizza Potato (pizza batata) e queijo parmesão, lançamentos vendidos por tempo limitado, seguem colaborando para o sucesso da receita.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens