Marina Gimenez Parra estreia coluna Arriba, Espanha!

¡Hola a todos!

É com muito orgulho que começo hoje minha coluna Arriba, Espanha! aqui no portal do Andreoli.

O mundo hispânico, sobretudo a Espanha, é a minha paixão, é algo que sai dos limites sanguíneos e laborais, faz parte do meu universo. A imensa tarefa aqui é compartilhar e divulgar com vocês a língua espanhola, histórias, arte, atualidades e curiosidades sobre um dos países mais influentes do mundo, e que tem muito a ver com o nosso.

Por quais motivos, então, podemos dizer que Brasil e Espanha possuem tanto em comum? Há tanto para falar! Principalmente porque a relação entre Brasil e a Espanha já vem de muitos séculos.

Quem aqui já não estudou na escola sobre a Era das Grandes Navegações, durante os séculos XV e XVI? Pois bem, é de conhecimento de todos que as potências da época, Portugal e Espanha, lançaram seus navios ao mar e saíram da Europa para se aventurar nos oceanos em busca de uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras. Vasco da Gama e Cristóvão Colombo foram os pioneiros desses países nessa empreitada e o resultado todos já conhecem: a chegada à terra chamada, posteriormente, de América, em homenagem ao explorador de oceanos Américo Vespúcio.

Séculos se passaram depois da chegada dos europeus ao continente americano, e isso deixou muitas marcas socioeconômicas, linguísticas e culturais por estas terras. Porém, a nossa relação com os espanhóis se estreitou muito no final do século XIX e durante o século XX, quando houve uma migração muito grande para o Brasil de cidadãos que fugiam da fome e das guerras, e passaram a trabalhar nas lavouras pelo país, sobretudo nas de café. Muitos espanhóis se instalaram pelo nosso país, principalmente no Sul e no Sudeste.

Veja Também  Paty Moraes: Autonomia é coletividade. Não dá para empreender sozinho

O resultado foi uma influência para sempre na nossa culinária (vinhos, massas, azeite e até mesmo o famoso churros), língua (o espanhol como o segundo idioma mais falado no Brasil), música e arte (como nas casas de dança flamenca espalhadas pelos grandes centros), sem falar nas influências atuais, como no futebol do Real Madrid e Barcelona, ou nos filmes de Pedro Almodóvar.

A cada semana trarei aqui algum ponto curioso ou atual sobre o Reino da Espanha!

Me despeço com uma música da famosa “guitarra española”, um flamenco, Tormenta De Fuego, de Ruben Romero e Lydia Torea, para “calentar” os motores.

Espero que gostem!

¡Hasta luego!

Loading

Respostas de 4

  1. Que buen inicio para una columna Marina, adentrarnos en la historia y todos aquellos datos interesantes de España me parece algo fascinante, espero podamos educarnos más y en forma entretenida.

    Muchos cariños!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens