Mastite durante a amamentação: como evitar?

Durante a gestação, as mamães idealizam o pós-parto e como será a amamentação de seu bebê. E isso é realmente incrível nesta fase.

Porém, quando o recém-nascido chega, os desafios da maternidade finalmente se fazem presentes e, muitas vezes, da pior forma possível. O momento de alimentar o bebê com o leite materno vem acompanhado de dor, fissuras, sangramento e, em inúmeras vezes, da mastite.

A mastite é uma inflamação das glândulas mamárias e, segundo o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, acomete 1 a cada 10 mulheres que amamentam no mundo. A boa notícia é que tem tratamento e pode ser curada.

Como características principais estão um vermelhidão nas mamas e a sensação de calor ao tocá-las. Geralmente, acontece depois das primeiras três semanas após o parto e durante a amamentação.

A principal orientação é procurar seu médico assim que qualquer sensação de dor ou calor aparecer, pois evitam-se as fases seguintes da inflamação que podem gerar febre, pus e até precisar de cirurgia. Dentre as possíveis prescrições médicas estão as compressas frias e as ordenhas, tanto manuais quanto com as bombinhas próprias para esse procedimento, além de medicamentos para diminuir a dor ou antibióticos para eliminar as bactérias presentes.

Para evitar o problema, as mamães devem higienizar sempre as mamas, antes e após as mamadas, com um pano limpo com água e realizar massagens circulares nas mamas, sempre que possível, para evitar a formação de nódulos. As ordenhas também entram como uma orientação, já que o acúmulo de leite pode favorecer a proliferação de bactérias.

Contratar uma consultora materna para orientar sobre esses problemas e soluções, e ajudar com a pega correta do bebê no bico do seio, evitando assim as fissuras e machucados, é crucial para o sucesso da amamentação.

O leite materno é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do seu bebê, protege contra doenças e fortalece o vínculo entre mãe e filho. Sem falar nos inúmeros benefícios para a mãe, como diminuir os riscos de câncer de mama, ovário e útero no futuro.

Se você está gestante não deixe de entrar em contato com a Consultoria Materna 100 Segredos para se preparar para todos os imprevistos da amamentação e ajudar a tornar esse momento tão mágico quanto o que sonhou. Conte com o nosso suporte e apoio!

Entre em contato pelo whatsapp: 11-945236365 ou pelo email: consultoriamaterna100segredos@hotmail.com

Esperamos vocês!

Ana Flávia Andreoli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens