Acredito que a vida é feita de rituais, aqueles pequenos atos praticados no dia-a-dia que terminam por tornarem-se hábitos saudáveis, nutritivos e transformadores. Estipular pesos e medidas para seu comportamento poderá lhe manter sempre dentro de uma linha de conduta mais próxima dos fatos que podem gerar resultados positivos.
Não estou falando em tornar-se uma pessoa metódica, longe disso, estou falando em tornar-se uma pessoa que respeita seus objetivos de vida a ponto de reverenciá-los todos os dias, através de pequenas atitudes diferenciadas, motivadoras e com poder de reflexão. Nada também de navegar pelas superstições.
Desenvolva pequenas atitudes, todos os dias, que possam lembrar e mantê-lo no caminho e nunca desistir. É para isso que servem os rituais: manter nossa tradição de vida e ainda nos afastar da grande mentira de que somos vítimas de um destino e não de nossas escolhas e decisões. Gerações e gerações atravessaram os tempos pela prática constante de rituais.
Estes atos, por vezes tão pequenos, mas que têm o poder de nos fazer vislumbrar momentos que ainda não vivemos e que sabemos que precisamos e devemos viver. Não são manias! São contextos de comportamento desenvolvidos para fortalecer seu íntimo, sua autoestima e confiança naquilo que acredita. Um comportamento que se torna um hábito sagrado perpetuando seus valores. Quando seu coração não encontrar mais motivos para continuar, invente um.
Cesar Romão
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem: Freepik