A maneira como você define o mundo e seus fatos é que determina as ações que pratica durante sua existência. Estas ações, em movimento no Universo, provocam reações contrárias de igual valor e intensidade, que recaem exclusivamente sobre quem as gerou.
Da forma como você definir sua vida, assim irá vivê-la. O seu contexto de existência está sempre tão secretamente guardado em seu subconsciente, que você termina por esquecer a combinação para abri-lo no dia-a-dia. Assim, incorpora os blábláblás mais diversos e outros fatores que compõem o giro do mundo e não sua trilha de vida.
Todos os dias pela manhã, ao olhar-se no espelho, pergunte a você mesmo se a pessoa ali refletida é aquela que realmente deseja ser.
Definir seu contexto na vida é como participar de qualquer tipo de jogo ou competição, em que vence aquele que conhecer e executar melhor as regras, com disposição para pagar o preço exigido. Identifique aquilo que realmente preenche sua vida, descubra as regras necessárias para obter o que deseja.
Quando um atleta descobre sua verdadeira vocação dentro do esporte, pratica as regras de maneira incansável e, muitas vezes, abdica de horas de lazer com amigos e da própria família, assim como de outras coisas para poder treinar e treinar, pagando o preço.
Todos os nossos anseios e desejos têm um preço, mas poucos de nós estão dispostos a empreender o esforço necessário para atingir o objetivo.
Descubra o que realmente quer, como quer e quando quer.
Disponha-se a fazer o esforço necessário, caso contrário será um cisne em meio a marrecos.
Numa maratona, não basta chegar até a fita do final, sem ter iniciado sua corrida desde o ponto de partida e ter percorrido toda a rota demarcada. Todo vencedor define seu contexto com início, percurso, não se desviando da rota; fazendo o esforço necessário, chegando ao pódio e, então, desfrutando o sabor da vitória.
Viver sem uma definição de contexto é como estar perdido num deserto. Nesse momento você fica feliz e se sente a salvo por encontrar uma bússola na bagagem. Porém, logo após, descobre que durante toda sua existência sempre ouviu falar em bússola, mas nunca se preocupou em como aprender a usá-la.
Se você não souber onde está, não conseguirá chegar aonde deseja.
Ter um contexto de vida é aprender como mapear seu destino pessoal e profissional por todos os ângulos possíveis, transformando os resultados em seus aliados no processo de criação das suas metas e decisões.
Valorizamos ou não as pessoas, fatos e coisas que nos cercam, baseando-nos numa primeira impressão. E, algumas vezes, por possuirmos um contexto incompleto ou inadequado da pessoa ou fato à nossa frente, somos surpreendidos pela fuga da oportunidade.
Ainee Mullins, 23 anos, atleta da Universidade Georgetown (Washington), é recordista mundial nos 100 metros nado raso feminino. Na prova feminina em Atlanta, no ano de 1996, foi ganhadora da medalha de ouro.
Diante dessas informações, crie um contexto, a respeito de Ainee.
Talvez você esteja pensando: “Esta é mais uma das grandes atletas americanas, um fato sem nenhuma novidade”.
Você teve acesso a uma parte de um contexto de Ainee.
Agora vou completar dizendo-lhe que: ela é recordista nos 100 metros nado raso feminino na categoria para-olímpica de duplamente amputados, com o tempo de 10s94. Ela nasceu com problemas nas fíbulas (antigo perônio) e teve parte das pernas amputadas com um ano de idade. Ela também compete no saldo em distância, prova que detém a marca de 3,45 metros.
Seu contexto sobre Ainee, certamente, agora é outro! Não é mesmo? Agora você sabe muito mais sobre ela, portanto pode defini-la e entendê-la, como realmente ela é.
Ter conhecimento de parte do todo não é ter o conhecimento do todo.
As pessoas definem seu contexto dos fatos com base naquilo que supostamente sabem, sem sequer procurar conhecer qual é a ponta ou o meio da linha. Toda definição baseada em apenas parte da totalidade da informação cria um contexto provisório e irreal, afastando as pessoas daquilo que realmente querem conseguir e sentir.
Suas vidas equivalem à do remador supertreinado, que quer navegar até seu destino num barco que tem apenas um remo fixo do lado direito. Embora ele seja experiente e forte, a navegação em círculo é inevitável, tornando seu destino intangível.
Construir um contexto de vida exige dois remos, afinal temos dois olhos que giram 360º, justamente para olharmos duas vezes para todas as coisas, de todos os ângulos.
César Romão
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem: Freepik