Fala pessoal que acompanha a coluna Mundo Teen aqui no Portal do Andreoli, tudo certo?
Hoje, nesse domingão de páscoa, venho falar com vocês sobre um assunto tanto quanto sério e importante, que é a testagem das vacinas, os imunizantes contra a Covid-19 em menores de 18 anos.
Nesse primeiro momento, aqui no Brasil pelo menos, somente maiores de 18 anos podem ser vacinados, seguindo a ordem dos grupos prioritários, os grupos de risco.
Nessa semana a vacinação de idosos com mais de 68 anos começaram nas principais cidades do Brasil, como na capital paulista.
Vamos então ver, como está o andamento dos testes da vacina em jovens nos principais laboratórios produtores do imunizante.
Sinovac (Coronavac)
Vamos começar falando sobre a vacina que está sendo mais aplicada no Brasil, em parceria com o paulista Instituto Butantan, a chinesa Coronavac.
Ela é produzida pelo laboratório Sinovac Biotech, e segundo resultados preliminares de testes iniciais a intermediários, a Coronavac é segura e capaz de provocar reações imunológicas em jovens.
Os dados foram divulgados no dia 22 de março e os testes foram feitos em mais de 500 crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos.
Ou seja: até então a vacina chinesa Coronavac é eficaz em menores de idade.
Oxford/AstraZeneca
Outra vacina que está sendo aplicada aqui no Brasil é a produzida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca e também com auxílio da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz do Brasil.
Em fevereiro eles lançaram um estudo para avaliar a resposta em relação a imunização, e a segurança em crianças pela primeira vez.
Já os testes dela em menores aqui no Brasil, a Fiocruz informou que fará um pedido á Anvisa para realização desses mesmos testes aqui no Brasil.
Janssen/Johnson & Johnson
No more tears (chega de lágrimas) porque a vacina da Janssen, a farmacêutica da Johnson & Johnson será testada em bebês e recém-nascidos após ser testada em crianças mais velhas.
Até então ela é a única vacina de dose única.
Em setembro do ano passado a Janssen iniciou testes em jovens de 12 a 17 anos na Espanha.
Pfizer/BioNTech
A novaiorquina Pfizer anunciou em 25 de março que começou os testes clínicos de sua vacina contra o Coronavírus em crianças de 6 meses a 11 anos de idade, os primeiros participantes do teste já receberam a dose inicial da vacina.
A novaiorquina Pfizer e a alemã BioNTech já vinha fazendo testes em adolescentes a partir de 12 anos desde outubro.
Moderna
O laboratório norte-americano Moderna anunciou que iniciou os ensaios clínicos em menores de 12 anos em 16 de março, o que começou para adolescentes entre 12 e 17 anos em dezembro de 2020.
Assim como os outros, esse estudo vai determinar a segurança do imunizante e sua capacidade de gerar bons resultados no sistema imunológico nessa faixa etária.
Gamaleya (Sputnik V)
E para finalizar, vamos falar sobre a vacina russa, Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Moscou.
As expectativas é que os estudos para os jovens comecem a partir de junho, começando por adolescentes de 14 a 17 anos, depois com crianças de 8 a 13 e para finalizar na faixa etária inferior a 8 anos.
E o recado que dou para vocês é, fiquem em casa, se forem sair, usem máscara e álcool em gel e esperem sua vez de ser vacinado!
Vacina, sim!
Lockdown, também.
Arthur Gimenes
**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.
Imagem: Freepik