Renata Sartório: Turismo Indígena

Um ótimo roteiro turístico, ainda pouco divulgado, é o turismo em Terras Indígenas ou etnoturismo, onde os turistas conhecem de perto a vida, os costumes e a cultura dos povos indígenas.

No ano passado o estado de Mato Grosso lançou seu primeiro roteiro indígina, Rota Parecis.

O tour leva a três aldeias da etnia Paresi-Haliti: Wazare, Quatro Cachoeiras e Utiariti, onde é possível vivenciar o dia a dia dos índios, comprar artesanato, provar bebidas típicas, apreciar as belezas naturais e para os aventureiros, tem várias opções de esporte. Para fazer o roteiro é preciso contratar uma agência de turismo receptivo do estado.

A aldeia Wazare que é a primeira parada do tour, é uma aldeia nova criada em 2011 pelo cacique Rony Azoinace, que morava antes na aldeia de seu avós, foi desenvolvida para ser um atrativo turístico, ideia que surgiu no período que o cacique cursava a universidade.

A recepção é feita pela comunidade indígena, com músicas e danças para dar as boas vindas e proteger os visitantes.

A segunda aldeia visitada é a Quatro Cachoeiras, é comandada pelo cacique Narcizo Kazaizase, um dos mais respeitados do povo Paresi.

Além das conversas com os índios e as apresentações de dança, somos agraciados a visita às cachoeiras que dão nome à aldeia, onde os mais corajosos podem tomar um banho bem refrescante.

Já na aldeia Utiariti, que está bastante descaracterizada, o ponto alto é o Salto Utiariti, com 98 metros onde os aventureiros podem praticar o rapel. Vai encarar?

Mas para quem prefere apenas relaxar, a dica são os poções formado na parte superior da queda, onde é permitido o banho. Os poços são banheiras de hidromassagem naturais que permite uma vista fantástica e de brinde ganham os um belo arco-íris ao fundo…Experiência única!

Informações: Secretaria de Turismo (65-3382-3986)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens