Olá amigos. Hoje venho trazer um tema que tem sido bastante reincidente no dia a dia de decoradores e designers. O uso do recurso de renovar ou estilizar mobiliários antigos.
Com os tempos modernos, onde a madeira nobre vem sendo cada vez mais difícil de ser conseguida, e que as madeiras, ditas certificadas, tem, por vezes, um aspecto mais rústico, o mobiliário mais antigo, em que as madeiras empregadas tem uma natureza mais suave e uma vida útil duradoura, o uso de técnicas como a pátina, o satiné e o decapé tem sido cada vez mais frequente.
Aliando-se à estas técnicas, a aplicação de pinturas automotivas, ou mesmo de esmaltes a base de água, revestimentos de tecidos e papeis de parede, com acabamentos envernizados, também ocupam a maior parte das renovações em mobiliários que tem sido aproveitadas pela decoração contemporânea.
Vejamos alguns exemplos.
O primeiro que separei é uma renovação de um armário de aço, com aplicação de repintura automotiva e colagem de tecido colorido. Vejam só o resultado mágico final. O armário que antes parecia pertencer a um ambulatório dos anos 50, passou a ser um utilitário de apoio em sala de estar moderna e descolada.
O próximo é um clássico exemplo de repintura com esmalte à base de água, verniz de alto brilho no acabamento e substituição de puxadores por similares de latão polido. O resultado é fantástico.
O caso abaixo, a opção foi a de rejuvenescer a aparência das gavetas em madeira, com lixamento e aplicação de verniz marítimo de alto brilho, sendo o restante repintado com esmalte à base de água na cor branca, contrastando com a madeira natural. Um toque de modernidade e requinte.
Opção parecida com a anterior, sendo escolhida uma tonalidade pastel para a repintura das gavetas e tons escuros nos puxadores. O resultado é de um bom gosto impecável.
Há designers que gostam ainda de brincar com o prórpio móvel, criando espaços onde antes haviam gavetas ou panos cegos. Vejam os exemplos abaixo, onde a retirada de algumas gavetas, a substituição dos pés por ornatos arredondados e a criação de nichos inesperados, dão um toque de modernidade e sofisticação, quando repintados em tons neutros e claros.
E não é só na sala e nos dormitórios que o retrofit de mobiliário de faz presente. Olhem o resultado de bom gosto que foi aplicado neste armário de cozinha, deixando-o mais claro e moderno.
Há muitos bons designers no mercado que poderão lhe auxiliar a encontrar a melhor solução. Eu particularmente adoro desenvolver estes projetos, pois sinto que estamos dando o devido valor à mãe natureza. Mais informações: rogerio.romanek@gmail.com