Quem nunca teve vontade de passear pelos belos canais de Venezia em uma gôndola?
Vocês sabiam que estas belas e românticas embarcações correm o risco de desaparecer?
Venezia chegou a ter sete mil gôndolas, mas hoje as gôndolas que circulam pelos canais da cidade não ultrapassam 433.
Parece que as embarcações mais modernas e menos custosas estão ameaçando a fabricação artesanal destes barcos.
As elegantes gôndolas são produzidas por um orgulhoso grupo de artesãos que lutam para perpetuar os métodos de construção das lendárias embarcações desta bela cidade.
Leva -se pelo menos dois meses para construir uma gôndola com as 280 peças de vários tipos de madeira, como carvalho, mogno, nogueira, cerejeira e olmo, que atingem um preço por volta de 38 mil euros. A madeira é tratada por quase um ano, até que se torne flexível para tomar a forma assimétrica de uma banana que permite ao gondoleiro guiá-la em linha reta. Os construtores de gôndolas praticam por anos até começar a fabricar os barcos, feitos de acordo com o peso de cada gondoleiro.
Hoje, a fabricação da maioria das gôndolas venezianas, são feitas pelo estaleiro Tramontin – chamado de “squero” no dialeto veneziano. O construtor de barcos Roberto Tramontin explica por que a empresa da família, fundada por seu bisavô em 1884, ainda fabrica a gôndola clássica.
Ele diz que a gôndola é “como uma mulher, sem excesso de maquiagem, usando um belo vestido Armani preto, mas com um diamante no peito.”
O veneziano explica que ainda constrói gôndolas pelo método antigo. Tudo é feito à mão.
Camadas de verniz são aplicadas em toda estrutura do barco. A ornamentação, porém, foi limitada desde que o duque de Veneza condenou a decoração excessiva por volta de 1700. As luxuosas “felze”, pequenas cabines no convés, que protegiam passageiros da chuva, foram removidas.
A peça de metal curvada na proa do barco e a cavilha do remo de madeira trabalhada, conhecida como “forcola”, são alguns dos sinais distintos dos poucos artesãos que continuam no trabalho.
E quanto aos gondoleiros? Os gondoleiros estão por todas as partes em Venezia. Eles comunicam uns com os outros em dialeto e todos se conhecem. Por muitos anos, a licença para praticar a profissão era passada de pai para filho. O gondoleiro que não tinha filhos homens podia passar para um aprendiz em que confiava. Para ter a licença porém, o aprendiz ou o gondoleiro herdeiro tinha que passar por um teste de remo. Hoje, para tornar-se gondoleiro é necessário muito mais do que isso.
Os aspirantes a gondoleiro devem fazer um curso onde aprendem história e a arte de Venezia, além de pelo menos uma língua estrangeira. Depois é necessário fazer um concurso público. Com a aprovação, o gondoleiro deve realizar um estágio com um profissional e depois deste período passa por uma prova prática com uma banca formada por outros gondoleiros. Passada esta etapa, ele finalmente obtém a licença e pode trabalhar oficialmente como gondoleiro.
O valor para um passeio de gôndola pode custar de 80 a 100 euros. Sempre achei o preço um pouco salgado, mas depois de conhecer o processo de construção e as etapas para se tornar gondoleiro, compreendo melhor o custo.
As gôndolas causam um efeito tão mágico nas pessoas, que muitos casais começam a namorar ou ficam noivos depois de um passeio. Tomara que o símbolo da cultura e romantismo veneziano sobreviva aos tempos modernos e à crise.
*Fonte:
http://italiaperamore.com/a-historia-da-gondola-de-veneza/
https://oglobo.globo.com/boa-viagem/fabricantes-de-gondolas-de-veneza-lutam-para-manter-tecnicas-tradicionais-10487427
http://evenice.it/venezia/storie-tradizioni/storia-della-gondola
Respostas de 2
Que maravilha é passear em uma gôndola!!! Agora, sabendo de todo trabalho e carinho com que elas são feitas, fiquei mais encantada. Espero que nunca acabem. Ro,obrigada pela nova aula. Bjs
Realmente são um símbolo (ou o maior deles) em Veneza, mas o custo do passeio é realmente alto, talvez um custo menor pudesse aumentar a quantidade de gondoleiros e estimular mais turistas a utilizarem as gôndolas.