Conforme comentado na coluna passada (link), hoje daremos inicio a série de tratamentos alternativos na medicina veterinária, e nada melhor para abrirmos a sequência do que começarmos com a mais conhecida delas: a acupuntura.
Temos relatos de que a técnica teve seu início datado entre 1765 a 1123 a.C., período da dinastia Ching, com seu uso em cavalos. O uso em cães e gatos é bem mais recente e teve seu aprimoramento no continente europeu e norte americano.
A técnica basicamente consiste em estimular os pontos espalhados pelo corpo do animal,estimulando o organismo a um equilíbrio.
A grande vantagem de seu uso é que a técnica não apresenta restrições de idade ou sexo e a princípio pode ser utilizada para qualquer enfermidade ou localização. Por experiência em acompanhamento de casos, vejo resultados muito bons em casos musculares e nas enfermidades ósseas.
A pratica é praticamente indolor, não é raro vermos os pacientes dormirem durante as sessões devido ao relaxamento e não apresenta contra indicações.
O sucesso do tratamento está intimamente ligado primeiramente na escolha de um profissional capacitado, o caso em específico e muitas vezes a interação entre técnicas como fisioterapia e o comprometimento do proprietário na continuidade do tratamento.
Boa semana a todos e até a próxima!
Petshop Bichos da Mata
3079-4760