Hoje em dia com a grande quantidade de raças reconhecidas de cães, por volta de 400, e gatos, algo em torno de 200 raças, sem contar os tão queridos SRDs, temos um grande leque de opções para escolher qual animalzinho mais se adapta a vocês.
O que eu recomendo é que, primeiramente, após ter decidido por uma raça específica, faça uma pesquisa sobre ela, não compre ou adote um animalzinho puramente por beleza ou por impulso, pois a chance de se arrepender futuramente pode ser muito grande.
Quando falo PESQUISE quero dizer que é necessário saber se a raça pretendida se adapta ao seu estilo de vida, visto que algumas raças sabidamente têm exigências maiores que outras. Procure saber os cuidados básicos que os mesmo requerem como escovações de pelo, banhos, e qual o grau de energia, além de doenças comuns àquela raça, o que acarretaria maiores gastos.
Conversando com colegas vemos que esse problema é mais comum que imaginamos. Proprietários acabam comprando animais por acharem bonitinhos ou pelo modismo de raça, prática essa um pouco perigosa, pois sem conhecimentos básicos sobre seus animais a chance de abandono e/ou desinteresse aumenta muito, podendo levar seu mascote a danos emocionais graves.
Portanto, volto a repetir meu conselho. Quando decidir introduzir um novo membro à família é fundamental que todos da casa estejam de acordo, além de pesquisar sobre a raça pretendida, sobre seus cuidados e exigências básicas e, sempre que possível, que visite alguns canis e ou gatis antes da compra. Conheçam os pais do seu futuro companheiro ou, se a opção for pela adoção, visite ongs, CCZs ou feiras de adoção.
Com esses cuidados você pode ter certeza que achará o seu companheiro ideal por muitos anos.
Espero ter colaborado e me ponho a disposição para auxiliá-los em qualquer dúvida.
Boa semana a todos e até a próxima!