Hoje em nossa coluna semanal iremos abordar sobre um problema de saúde ao qual consideramos uma emergência veterinária já que se não tratada a tempo a taxa de letalidade é de 100%.
A dilatação vólvulo gástrica(DVG) ou torção gástrica é uma síndrome onde temos uma rotação do estomago do animal em seu próprio eixo e um preenchimento excessivo de conteúdo gasoso.Os animais mais acometidos por esta doença são cães de raças grandes e gigantes como dogue alemão, mastiffs, são bernardos, chow chow e como sempre uma exceção a regra alguns galgos podem sofrer com esse distúrbio.
Estes animais acometidos geralmente tem como o histórico principal em terem sua alimentação diária em uma refeição, geralmente são animais agitados ou que acabam ingerindo todo o alimento de uma forma rápida o que contribui para uma maior ingestão de ar junto com a ração, e aqueles que logo após a ingestão da ração mantem uma atividade física intensa, sejam brincadeiras ou outro exercício. Esta combinação de fatores faz com que o estômago cheio tenha uma maior chance de rotacionar e causar o problema.
Os sintomas mais observados nestes casos são um nervosismo excessivo onde o cão constantemente olha para a região abdominal, o aumento dessa região e se tocarmos na mesma percebe se um som semelhante a uma batida de tambor (indicativo da presença de gás), salivação abundante e em alguns casos com quadro de vômitos, e uma dificuldade em respirar muito marcante.
Aos primeiros sinais já busque ajuda profissional, o tempo nessas horas é fundamental para a resolução do problema.
O tratamento deste caso é cirúrgico e a chance de cura quando tratado a tempo gira em torno de 60 a 70% dos casos.
A prevenção pode ser realizada por medidas simples de manejo como fracionar a alimentação dos animais, evitar exercícios após a ingestão de alimentos e alguns criadores de raças com uma maior predisposição como os dinamarqueses, estão realizando cirurgias preventivas onde o veterinário fixa a parede do estômago assim evitando o problema.
Boa semana a todos e até a próxima.
Petshop Bichos da Mata
3079-4760