O tema abordado na coluna dessa semana será sobre uma zoonose endêmica em algumas regiões do nosso país e que há pouco tempo começou a ser diagnosticada em São Paulo: a esporotricose.
A esporotricose é classificada coo uma micose profunda, tendo seu causador um fungo do gênero Sporotrix, fungo este encontrado no solo e árvores. Felinos são os animais mais acometidos por este mal, tendo também um papel importante como reservatório e disseminador do mesmo em humanos. O contágio ocorre por inoculação através de mordeduras ou arranhões dos animais contaminados e, em alguns casos, por contato direto sem proteção de feridas ulceradas.
As lesões nos felinos são mais frequentemente encontradas na região de face e cabeça sendo muito comum nas narinas, lesões estas que podem ou não estar ulceradas.
O tratamento consiste na administração de um antifúngico oral por um longo período, o que acaba se tornando oneroso ao tutor, portanto o ideal é a prevenção da mesma a qual se dá por deixar seu animal domiciliado evitando assim o contato com áreas externas ou mesmo animais abandonados os quais tem papel importante na disseminação deste mal.
Boa semana a todos e até a próxima!
Petshop Bichos da Mata
3079-4760