Rodrigo Donati: Hiperplasia prostática canina

Hoje em nossa coluna o tema que abordaremos em nossa primeira coluna de novembro será sobre uma patologia muito frequente em cães de meia idade e senis, e como nesse mês temos a campanha novembro azul referente a prevenção ao câncer de próstata achei pertinente trazer o mesmo para vocês.

A hiperplasia de próstata é uma doença que vemos em nossa rotina clínica com uma frequência alta e uma das causas principais se dá a recusa frequente de muitos proprietários de castrarem seus animais, muitas vezes os tutores do sexo masculino apresentam alguma resistência ao tema por diversos motivos.

Com o avanço da idade e por motivos geralmente hormonais estes cães começam a apresentar um aumento da próstata muitas vezes acompanhados de nódulos que, diferentemente de nós, na maioria das vezes são benignos. Os sintomas mais comuns são um aumento de volume na área perineal, uma dificuldade no ato da defecação e uma sensibilidade na região. Este aumento de volume além de causar um desconforto para o animal pode em casos mais graves levar a uma ruptura da musculatura da região e com isso um quadro de hérnias perineais.

O diagnóstico deste quadro se faz por exames ultrassonográficos no qual veremos alterações de tamanho e forma da mesma. E o tratamento da mesma se faz com uma orquiectomia.

A prevenção desta patologia portanto é feita por uma simples castração de seu animalzinho na fase juvenil, o que além deste mal, irá prevenir o mesmo de diversos problemas que geralmente ocorrerão em uma idade mais avançada.

Boa semana a todos e até a próxima.

 

Petshop Bichos da Mata
3079-4760

Loading

Veja Também  Milena Wydra: Os caminhos para uma união estável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens