Rodrigo Donati: Intermação

intermação

O tema que abordaremos hoje em nossa coluna será sobre um distúrbio frequente no verão e que se negligenciado pode ser fatal para nossos pets.

A intermação ou aumento de temperatura corporal pode ser causada por diversos fatores. Hoje iremos abordar a causada pela exposição excessiva ao sol.

Os cães, de um modo geral, apresentam uma dificuldade em manter sua temperatura corporal a níveis seguros quando expostos ao sol, já que sua termorregulação se dá basicamente pelo arfar e, em um grau muito pequeno, pela sudorese das patas, área essa onde se concentram as glândulas sudoríparas dos mesmos.

No casos de raças braquiocefálicas como os pugs, bulldogs boxer, cães com o focinho achatado, o risco aumenta, pois os mesmos apresentam uma dificuldade natural em respirar e com isso o superaquecimento se instala mais facilmente.

O ideal é que nessa época de calor os passeios com seus pets sejam realizados durante o período da manhã ou no final do dia, agora havendo a impossibilidade destes horários uma alternativa seria diminuir o tempo dos passeios.

O uso de coletes refrigerados, facilmente encontrados hoje em dia, são de grande utilidade, e no caso de viagens o ideal é que faça uso do ar condicionado ou manter as janelas abertas para melhor ventilação, e se possível planejar paradas no caminho e fornecer água para os mesmos.

Boa semana a todos e até a próxima!

 

Petshop Bichos da Mata
11-3079-4760

Loading

Veja Também  Romão: Viva por seus valores e princípios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens