Hoje abordaremos como tema de nossa coluna semanal uma zoonose que tem sua incidência aumentada nesta época do ano. Estamos nos referindo a leptospirose, uma doença causada por uma bactéria que pode estar presente na urina de ratos contaminados e tem, com o início da época de chuvas e calor mais intenso, as condições ideais para o desenvolvimento da bactéria e consequentemente a propagação da doença.
A via de contaminação mais comum se da pelo conato do animal com a água contaminada e ou pelo contato com ratos, após a exposição o animal contaminado pode demorar alguns dias ou até semanas para desenvolver a sintomatologia clínica o que acaba dificultando o diagnóstico precoce.
Como sintomas mais comuns temos uma icterícia (amarelamento de mucosas oculares e gengivais), presença de sangue na urina, perda de peso, apatia e inapetência. O diagnóstico definitivo se faz por exames laboratoriais de sangue e urina.
Sendo diagnosticado positivante, o animal deve passar por um tratamento com antibióticos a fim reduzir as sequelas que a doença pode causar.
A prevenção desta doença se da por meio de vacinas que devem ser aplicadas a cada 6 meses, animais que vivem em áreas de risco evitar o contato com água após enchentes e a desratização de ambientes.
Boa semana a todos e até a próxima!
Petshop Bichos da Mata
3079-4760